Saúde Integral

14/07/2021 08h00

Água sempre

Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão.

Por Nosso Bem Estar

evafasenuk/AdobeStock/NBE
A%cc%81gua

Água sempre

Apesar de sentirmos mais sede em dias quentes, nosso organismo precisa de hidratação em todas as estações, já que a água é de importância vital para o organismo humano.

A água ajuda a regular a temperatura corporal, colabora para elimina toxinas, mantém a pele hidratada e previne doenças pulmonares e respiratórias, características dessa época do ano.
Mesmo nos períodos frios, o indicado é beber em torno de dois litros de água por dia.  Mas atenção: nessa época, evite tomar líquidos frios e menos ainda os gelados. Para driblar a baixa temperatura, complete seu copo de água com um pouco de água quente e/ou chás.

No caso de idosos e crianças, que apresentam maior resistência à ingestão de líquidos, ofereça frutas da estação, como laranjas (prefira a laranja do céu) e bergamotas, e mesmo verduras e legumes.  A água de coco é ótima para potencializar a hidratação do organismo e repor sais minerais.

Atente também para a qualidade da água a ser ingerida. O ideal é a ingestão de água mineral ou de água filtrada (os filtros de barro são os melhores e econômicos).

Confira alguns benefícios da água para a saúde:

Controla a pressão sanguínea
A água aumenta a atividade do sistema nervoso, responsável pela circulação nos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo.

Protege o coração
Estudos indicam que beber água regularmente diminui as chances de ataque cardíaco. Isso acontece porque o sangue ficaria mais diluído, fluindo com maior facilidade pelos vasos sanguíneos.

 

Melhora o funcionamento do intestino
A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

Limpa o organismo
Beber água facilita o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. Quando não nos hidratamos corretamente, retemos substâncias tóxicas e prejudiciais.

Dores de cabeça

Com a baixa nos níveis de água, a capacidade de eliminar toxinas do organismo também diminui, o que pode estar por trás de muitas cefaleias. Para quem sofre de enxaqueca, a falta de água também pode ser um gatilho.

Ajuda a emagrecer
O hábito de beber água constantemente também ajuda na perda de peso. Isso se deve ao fato de aumentar a atividade do sistema nervoso, que eleva o nível de energia gasta.

Facilita a absorção de vitaminas
Algumas vitaminas, como B e C são hidrossolúveis, ou seja, só são transportadas pelo organismo com a presença de água.


Mantém a pele jovem
Um dos primeiros sinais da desidratação se dá na pele e nas mucosas. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de substâncias que prejudicam a pele.

Irritabilidade, cansaço e falta de memória

A falta de água deixa o sangue menos fluído. Por isso, o oxigênio e nutrientes importantes demoram mais a chegar até o cérebro, trazendo prejuízos cognitivos, como raciocínio lento, alterações de memória e irritabilidade, entre outros sinais.

Mau hálito

Um corpo desidratado produz menos saliva e essa “secura” pode favorecer o mau cheiro ligado à multiplicação de bactérias, já que a saliva também é responsável por controlar o crescimento de micro-organismos.

X