Saúde Integral

09/06/2021 08h00

Aromaterapia e os sintomas pós covid

Quadros de dores devem ser acompanhados pelos profissionais da área, médicos e fisioterapeutas. E terapias integrativas podem oferecer apoio

Por Sonia Hamann

Luciana Gratelli / Pixabay / NBE
O%cc%81leo

Aromaterapia e os sintomas pós covid

O Covid continua nos causando muitas dores, não só as emocionais, mas físicas também. Essas últimas ocorrem após o término da infecção, são dores crônicas, de cabeça, no corpo, musculares, articulares, que persistem por mais de  três  meses, afetando a qualidade de vida da pessoa.

Um a cada cinco pacientes apresentam dores nas articulações dos cotovelos, ombros,  joelhos, coluna; um a cada dez  apresentam dores musculares.

As dores são causadas pela presença do SarsCov-2 no organismo, fazendo com que o Sistema imunológico produza muitos anticorpos que se depositam nas articulações, músculos e nervos causando inflamações, e podem ser agravadas pelo stress, ansiedade, fazendo com que a musculatura se contraia mais.

Quadros de dores devem ser acompanhados pelos profissionais da área, médicos e fisioterapeutas. E terapias integrativas podem oferecer apoio: Acupuntura, Homeopatia, Florais, Aromaterapia. O óleo essencial de Bergamota pode auxiliar no stress,  ansiedade, e  uma sinergia de óleo essencial  de Lavanda e óleo vegetal de Arnica alivia dores  e relaxa.

DOR DE CABEÇA

É o primeiro sintoma do Covid, a infecção passa, mas a dor fica, porque no cérebro existe também uma inflamação causada pelo vírus. A dor pode ser frontal, atrás dos olhos, bilateral, nuca, com intensidade de moderada a forte, pulsátil ou em pressão, acompanhada de náusea, aversão a barulho e à luz.

Pessoas que já tinham dor de cabeça apresentam piora e as que não tinham, sofrem de episódios com  frequência.

Existem relatos de pessoas que nos episódios das dores de cabeça ficam incapacitados para trabalhar ou exercer qualquer tarefa, isso gera mais dor e mais stress.

A dor precisa ser tratada, mas é preciso perceber os outros gatilhos que ela está acionando, para que o paciente volte a ter a sensação de bem-estar.

QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo provoca uma dor diferente, uma dor na auto-estima, principalmente nas mulheres. A perda dos fios tem ocorrido em 1/3 dos pacientes que receberam diagnóstico de Covid, desde o caso mais grave até os assintomáticos. A hipótese mais aceita é que os fios estão crescendo e passam para a queda precocemente devido às infecções, stress e febre alta.

Essa alteração no ciclo capilar é observada em outras viroses como Zika e Chikungunya. Nesses casos o fio é recuperado de três a seis meses, sendo necessário  cuidados diários, mantendo uma boa alimentação com proteínas, grãos integrais e muita água para combater os processos inflamatórios. Na aromaterapia pode ser manipulado um xampu neutro com óleo essencial de Alecrim cineol, Lavanda ou  Lemongrass.

Enfim, tome sol, ouça música, assista um bom filme, não se isole, mantenha contato com os familiares e amigos, se puder medite, ou simplesmente pense em algo agradável, isso fará bem para o seu corpo, coração, sistema imunológico. Continue se cuidando, máscaras, distanciamento, álcool gel e vacina.

É preciso bem-estar para bem viver!

*Sonia Hamann é Aromaterapeuta Clínica

X