Bem-estar

20/05/2021 08h00

O toque especial dos óleos essenciais

Aromas induzem ao aconchego e bem-estar, mas também são excelentes para a imunidade e proteção antiviral

Por Nosso Bem Estar

Mohamed Hassan/Pixabay/NBE
O%cc%81leo

Óleos Essenciais

Não há dúvida que a sensação de acolhimento e conforto de uma casa perpassa o aroma que toma conta do ambiente. E nesse aspecto, a aromaterapia - prática terapêutica que usa os óleos essenciais como base e que surgiu na França em 1928 - tem sido cada vez mais utilizada no espaço doméstico.

 A terapeuta holística Andrea Comin Klin explica que óleos essenciais são moléculas aromáticas de plantas com ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar. “Em casa, a aromaterapia pode ser aplicada por meio de difusores ou sprays, que permitem a inalação dos óleos essenciais dispersos nos ambientes e ainda podem ser incorporados à decoração”.

Ela ressalta que a prática é benéfica para os moradores e traz diversos efeitos, como melhorar e equilibrar as energias dos cômodos. E pontua: “Hoje, os óleos essenciais estão cada vez mais acessíveis e existe uma variedade de aparelhos que permitem inalar os aromas". 

Segundo Andrea, o ideal é colocar água purificada em um recipiente e pingar apenas algumas gotas de óleo. Assim, é possível permanecer no ambiente e não sofrer nenhum efeito alergênico. 

Segundo a aromaterapeuta, é possível personalizar cada ambiente de casa com os aromas que melhor atendem aos moradores. E completa: “Pode-se inclusive utilizar óleos essenciais no ambiente de trabalho. O ideal é uscar uma consultoria profissional para orientar essa prática de forma personalizada”. 

Confira algumas dicas da aromaterapeuta para a utilização de óleos essenciais:

- No ambiente social, é recomendado usar óleos essenciais de lavanda ou laranja, que trazem a sensação de acolhimento e bem-estar. São as melhores opções para tornar o cômodo aconchegante e receber visitas, porque esses aromas não criam conflitos e nem causam reações adversas.

- No espaço de descanso, o ideal é utilizar capim-limão, o gerânio ou a lavanda, que têm propriedades calmantes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

- Dentre os óleos essenciais indicados para estimular a imunidade e atuar como antivirais, podemos citar o de Eucalipto, Tea Tree (Melaleuca), Limão siciliano, Louro, Orégano, Palmarosa, Tomilho, Ravensara, Olíbano e Mirra.

 

X