Saúde Integral

11/05/2021 08h00

Cúrcuma e açafrão

Dois nomes para o mesmo grande aliado na promoção da saúde.

Por Nosso Bem Estar

WireStock/Freepik/NBE
Closeup shot of turmerics with a wooden shovel wirestock2

Cúrcuma e açafrão

A cúrcuma (Curcuma longa) é uma planta da família do gengibre originária da Índia e do sudeste da Ásia. Foi introduzida no Brasil na década de 80, onde ficou conhecida como gengibre amarelo, açafrão da terra e açafrão.  

A rigor, o açafrão verdadeiro é um pedaço das estigmas das flores da espécie Crocus sativus. Já o açafrão-da-terra é uma parte da raiz da planta da espécie Curcuma longa.

A especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária e pode ser usada como um corante natural de tecidos.

Mas a cúrcuma ganha maior relevância pelas suas propriedades medicinais como antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, antiparasitária, antibacteriana, diurética e redutora dos níveis de colesterol, entre tantos outros benefícios.

A cúrcuma é tradicionalmente utilizada na medicina Ayurveda para problemas como resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.

Alguns trabalhos científicos sugerem ainda que a cúrcuma apresenta efeitos neuroprotetores no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, além de ajudar no combate de alguns tipos de câncer. Por outro lado, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas e seu uso também não é adequado para lactantes e crianças.

NA COZINHA

O sabor da cúrcuma é levemente picante e amadeirado. Pode-se consumir salpicando uma colher de chá de cúrcuma em pó em saladas, sopas, no arroz, em carnes e legumes.  

Quem não gostar do sabor, pode colocar pedaços da raiz no cozimento de feijões, arroz, carnes e sopas e retirar os pedaços na hora de consumir.

Chá da Longevidade

Os habitantes da pequena ilha do Japão, Okinawa, que apresenta uma das maiores expectativas de vida do mundo, bebem o chá de açafrão diariamente.

Para fazer o seu, ferva quatro copos de água, adicione uma colher de chá de açafrão moído, e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Coe e acrescente gengibre para adicionar sabor.

Chá Indiano com Especiarias

Ingredientes:

1 colher (sopa) de erva-doce (pode usar anis estrelado também)
1 colher (sopa) de cardamomo
1 colher (sopa) de cravo
2 paus de canela
1 pedaço de 2cm de gengibre
½ colher (chá) de raspa de laranja

½ colher (chá) de cúrcuma
1 litro de água

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 sachês de chá preto
2 copos de leite ou leite de amêndoas

Opcional: 1colher (café) de pimenta do reino.

Modo de preparo:  Coloque as especiarias com a água na panela e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e adicione o chá preto. Deixe amornar por 10 minutos.
Coloque em uma jarra e adicione o açúcar e o leite de amêndoa e misture.

 

X