Crescimento pessoal

10/03/2021 08h00

Hora de descomplicar as finanças

Pensa num livro que ajude de verdade a organizar suas finanças pessoais! Pois ele já existe e estará sendo sorteado aos assinantes do Cartão Nosso Bem Estar.

Por Nosso Bem Estar

KStudio/Freepík/NBE
Sec mar piggybank with glasses

Hora de descomplicar as finanças

Neste começo de 2021, seguimos tateando em busca de alguma luz que indique caminhos que protejam nossas finanças pessoais.

Os gurus do mercado pouco alteraram a cantilena pregada há anos em tempos de crise: poupar, organizar gastos, pesquisar preços, etc. Em meio à enxurrada de conselheiros, o Brasil começa a prestar atenção a uma mulher da periferia do Rio de Janeiro, administradora de empresas, surgida das redes sociais e que neste janeiro lançou o livro “Orçamento sem Falhas – Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”.

Nathália Rodrigues, louvada nas redes como Nath Finanças, caiu nas graças do brasileiro porque traduz do economês para a linguagem coloquial o espinhoso tema das finanças.

À primeira vista, analisando a capa, o livro da carioca parece mais outro manual de auto-ajuda lançado para atrair incautos desesperados. Logo às primeiras páginas, porém, essa impressão se desfaz, pois Nath aborda temas que interessam a todos, ricos, pobres e remediados – ensina o básico e o complicado, sem ser pedante.

A autora discorre sobre dinheiro, trabalho, metas, dívidas, bancos, investimentos, cartão de crédito e cheque especial... ufa! São temas duros e complexos, mas a abordagem e a linguagem coloquial permitem que o leitor se identifique. Não bastasse, Nath escreve com humor, amenizando a angústia de quem se sente com a corda no pescoço.

“Orçamento sem Falhas” é leve, ilustrado e escrito em primeira pessoa, pois resulta das experiências pessoais da autora. A cereja do bolo é o passo-a-passo para quem precisa sair do atoleiro e desconhece o beabá financeiro.

Nath ilustra suas dicas com exemplos.

Deseja viajar? Saiba como planejar a viagem e de fato embarcar, sem frustrações;

Precisa trocar a geladeira? Liste os prós e contras para avaliar a compra;

Quer guardar uma graninha para uma emergência? Nath demonstra que é possível, basta ter educação financeira.

LÓGICA DO DINHEIRO

A expressão “educação financeira” é recorrente no livro. A autora critica e lamenta que esse tema não figure nas grades curriculares das escolas. Nath revela que ingressou nesse universo somente ao cursar a Faculdade de Administração: “Meu professor ensinava de uma forma tão legal  e didática que eu me apaixonei e comecei a pesquisar mais sobre esses assuntos. Depois fui trabalhar nessa área e passei a compartilhar os conhecimentos recém-adquiridos com pessoas próximas. Em janeiro de 2019, criei o canal Nath Finanças. Eu estava incomodada de ver que quem dominava os discursos sobre dinheiro e economia nas redes sociais era o pessoal que já tem grana. Eles acabam falando coisas impossíveis de aplicar à realidade das pessoas que ganham menos e que não têm tanto dinheiro sobrando. (...) A educação financeira também é uma forma de liberdade. Entender como funciona a lógica do dinheiro mudou o jeito como eu penso e me comporto”, escreve.

ALGUMAS DICAS

As dicas de Nath podem ser mais ou menos fáceis de aplicar, depende de cada pessoa. Mas o método que ela sugere pode ser executado por qualquer um, basta vontade.

- Aprenda a diferenciar desejos de necessidades (comprar por impulso pode ser um péssimo negócio)

- Estabeleça metas financeiras

- Crie uma reserva de emergência (pode ser R$ 10,00 ao mês, mas é importante dar a largada)

- Aprenda a utilizar o cartão de crédito e o cheque especial (será que esses serviços são, de fato, vitais para você?)

- Aprenda a lidar com as dívidas. Primeiro passo: encare-as, não faça de conta que não existem

- Conheça o funcionamento dos serviços dos bancos a fim de que você não seja enrolado pagando taxas desnecessárias

Para concorrer ao sorteio dos livros, seja assinante do cartão Nosso Bem Estar. Preencha o FORMULÁRIO e garanta o seu.

 

 

X