Yoga para todos nós
Onde você estiver, em qualquer idade ou condição física, é possível praticar yoga e receber seus benefícios

3 min de leitura
A gratidão dos alunos ao yoga e aos seus professores ganhou mais um capítulo na história que embala essa sabedoria milenar vinda da Índia.
Durante os períodos de distanciamento social, as aulas precisaram ser adaptadas para o formato online e foram de grande ajuda para atravessar o período de confinamento com mais equilíbrio.
As aulas remotas explodiram na web com perdas e ganhos correspondentes. Alunos e/ou professores tiveram dificuldade em lidar com a tecnologia e com o novo ambiente de prática; outros gostaram de não precisar se locomover no trânsito e adoraram praticar no aconchego do seu lar, onde podiam estender por mais tempo o relaxamento.
Mas TODOS seguem muito gratos pelo apoio do Yoga para atravessar esse período difícil, oferecer alívio contra a exaustão gerada pela pandemia e ser uma aliada fundamental para o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
VOLTA À ESCOLA
Ainda que muitos sigam pela internet, as aulas de yoga presencial estão retornando nas escolas, com cuidados e seguindo todos os protocolos.
A diversidade de métodos de yoga oferecidos hoje no Ocidente permite aos diferentes alunos encontrarem a modalidade certa para as suas necessidades pessoais. Assim, o Yoga ganha mais e mais praticantes a cada dia que passa.
Yoga é muito mais do que uma rotina de exercícios físicos. É uma filosofia de vida que fala da união entre corpo, mente e espírito. Entre o indivíduo e o todo.
Yoga não é uma religião e pessoas com diferentes tipos de crença são acolhidas para a prática que produz um estado de equilíbrio e paz por meio de asanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios) e meditações (observações da mente).
Não importa a idade ou a condição física do aluno. O yoga deve ser praticado dentro do limite de cada um e não deve haver qualquer exigências de performance na prática, exceto a busca de alinhamento para angariar o melhor benefício do exercício. Os alunos têm a seu dispor diferentes escolas e métodos para escolher de acordo com suas demandas e possibilidades pessoais.
BENEFÍCIOS
A prática é o ponto de partida para criar momentos de pausa e recuperação no dia a dia.
A prática regular do yoga ajuda a modular o sistema nervoso autônomo – ao diminuir a ação do simpático, que nos agita, e ativar o parassimpático, que põe o corpo em repouso –, produz estabilidade emocional e clareza de ideias, reduz as tensões físicas, melhora os sistemas respiratório, circulatório, digestivo e hormonal.
Promove o controle das emoções, traz concentração, equilíbrio físico e emocional, além de expandir a capacidade do pulmão e tornar o corpo forte e flexível.
PRATIQUE
Para melhor compreender sobre os benefícios do yoga, agende uma aula gratuita e pratique pelo menos duas vezes por semana ao longo de três meses.
Permita-se uma vida mais leve e luminosa. Você merece.
Da Índia para o Google, embalada pelos Beatles
Yoga é um termo em sânscrito que significa unir ou integrar.
Estima-se que a prática surgiu há cinco mil anos na Índia. Um dos textos mais antigos Yoga Sutras (Sol Nascente, sem data) é atribuído ao sábio Patanjali, um mestre que viveu na Índia no século III, que define yoga como o controle das atividades da mente para religar o ser humano à sua essência.
Ao longo do tempo a prática de yoga sofreu diversas metamorfoses. Chegou ao Ocidente no final do século XIX e foi ganhando adeptos com a chegada de mestres indianos, como Yogananda e Prabhupada. Mas foi a partir de 1968, quando os Beatles visitaram e divulgaram para o mundo o ashram do guru Maharishi Mahesh, um importante centro de yoga e meditação na Índia, que o yoga ganhou contornos de popularidade.
Atualmente, calcula-se que 300 milhões de pessoas pratiquem yoga ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, o número de praticantes saltou de 20,4 milhões em 2012 para 36,7 milhões em 2016, conforme dados da Yoga Alliance. No Brasil, O Consulado Geral da Índia estima em 1 milhão de praticantes, mas não há dados precisos.
Estima-se que o número de praticantes tenha aumentado até 200% em alguns países durante a pandemia.