VERÃO para cuidar e desfrutar
Atente para estas dicas simples e eficientes para aproveitar os benefícios da estação

3 min de leitura
O verão é sinônimo de expansão e de contato com a natureza, especialmente para quem mora em regiões com baixas temperaturas, na maior parte do ano, como é o caso do Sul do país.
Diante de um verão com temperaturas recordes e dos (ainda necessários) protocolos sanitários, o melhor é encontrar bons programas a curtas distâncias e ao ar livre.
Compreende-se aqui o uso de parques, praças e de destinos turísticos, de preferência pouco movimentados. E, claro, se possível incluir um banho de mar na agenda das férias.
O verão de 2022 só termina em 20 de março. Até lá, atente para essas dicas do Nosso Bem Estar:
1. Aumente a ingestão de líquidos
Nosso corpo precisa de cerca de 2 litros de água/diários para manter suas funções. Com o calor intenso e o aumento da transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo. Água fresca (não gelada) é sempre a melhor opção, mas você também pode complementar a hidratação com água de coco, sucos e chás em versões naturais e sem açúcar.
2. Tenha uma alimentação saudável
Temperaturas mais altas exigem mais esforço do organismo para processar os alimentos. Aproveite para reduzir a quantidade. Refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais. Atente também para a boa conservação dos alimentos, a fim de evitar intoxicação alimentar.
Aposte em uma dieta saudável à base de alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o conteúdo de água do corpo.
3. Controle o consumo de bebidas alcoólicas
Além da intoxicação do organismo, o álcool estimula a micção e a transpiração, o que aumenta a perda de água e pode causar desidratação. Cafeína e açúcar em excesso também favorecem a perda de líquidos pelo corpo e seu consumo deve ser controlado.
4. Reforce o uso do filtro solar
A incidência dos raios ultravioletas do tipo B no verão, principalmente entre as 10 e as 16 horas, traz o risco das queimaduras solares.
Para se proteger, é recomendado utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. O protetor deve ser passado antes de vestir a roupa de banho e reforçado a cada duas horas ou sempre que você mergulhar ou transpirar.
5. Utilize roupas e acessórios para aumentar a proteção
É possível se proteger dos os efeitos nocivos do sol com o uso de roupas e acessórios capazes de bloquear pelo menos parte da radiação ultravioleta. É o caso de chapéus, bonés, óculos escuros e roupas de mangas compridas feitas de algodão ou com materiais para proteção UV. Escolha guarda-sol de lona ou de fibras naturais.
6. Redobre os cuidados com crianças e idosos
Todas as pessoas estão sujeitas a queimaduras solares, desidratação e insolação, mas as crianças e os idosos são ainda mais vulneráveis a esses problemas.
Os idosos têm uma percepção diminuída da sede e as crianças por vezes se esquecem de tomar água quando estão se divertindo. Por isso, é necessário a oferta permanente de líquidos a essas duas faixas etárias.