Uma árvore comestível
Ótima para envolver as crianças no preparo

2 min de leitura
Esta árvore comestível surgiu de brincadeiras com minhas netas para tornar as comilanças de Natal mais divertidas e saudáveis. Com as vantagens ainda de poder satisfazer todos os gostos e incluir as crianças no preparo.
Num mesmo prato, podem ser contemplados os seguidores de diferentes linhas alimentares – convencionais, vegetarianos, veganos – o que torna a "Árvore Comestível” ainda mais inclusiva e conectada com as propostas de respeito e de simplicidade.
Com esta origem assim tão democrática, nossa Árvore varia de ano para ano, conforme a criatividade dos participantes, a disponibilidade da safra de legumes e frutas e a variação de preços de alguns complementos.
O que você vai precisar?
Uma melancia – opte pelas mais alongadas e dê preferência para aquelas produzidas próximo de sua região. Melancia é uma das frutas típicas do verão.
Três caixas de palitos de madeira
Alguns palitos mais compridos (para apoiar a estrela).
Alface ou outras folhas verdes para enfeitar a base.
Enfeites comestíveis - a lista é infinita e você vai incorporar novos elementos a cada ano. Sugestões: uvas pretas e brancas, tomates vermelhos e amarelos, mirtilos, pêssegos, maçãs, morangos, ovos de codorna, biscoitos redondos de polvilho, cubos de queijo, fatias de espiga de milho, pedaços de cenoura (crua ou cozida) pepino, brócolis, couve-flor, azeitona, etc... Amplie sua lista com outras opções deliciosas e acolha as sugestões das crianças (por vezes vale até colocar docinhos para agradar os pequenos).
Modo de montar
Corte a base da melancia para ela se assentar e ficar bem apoiada.
Recorte a base em formato de estrela para fixá-la no final no topo da “Árvore”.
Com a melancia de pé, espete tantos palitos quando puder.
Depois é só ir decorando os palitos com seus “enfeites”.
Esta é a hora preferida das crianças (depois da estrela, é claro).
Vale combinar mais de um elemento no mesmo palito (mirtilo com morango, queijo com pepino, ovos e uvas, etc.)
As alfaces e outras folhosas podem servir para enfeitar a base da árvore.
Divirta-se e tenha um feliz, gostoso e saudável Natal.
*Vera Mari Damian é uma vovó contemporânea que, no Natal, prefere dedicar mais tempo para as brincadeiras e para a convivência do que para o preparo de comilanças. Na fotinha acima está a netinha Amanda, uma das parceirinhas da brincadeira.