Um toque de verão no seu café
Cafés gelados oferecem uma rica experiência sensorial, combinando o inconfundível e intenso sabor do grão com a refrescância que os dias quentes pedem
3 min de leitura
Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água? Pois é. De acordo com um estudo que utilizou dados da Organização Internacional do Café (OIC) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), aquele nosso cafezinho de toda a hora lidera a preferência nacional - em média, os brasileiros tomam de três a quatro xícaras por dia.
O levantamento mostra também que o Brasil ocupa a 14ª posição do ranking de países que mais consomem o grão coado, além de sermos responsáveis por cerca de 40% da produção global, com Minas Gerais, São Paulo e Paraná liderando a lista de estados que cultivam o grão.
Mas a maior parte dos brasileiros conhece - e consome - as versões tradicionais da bebida: aquele cafezinho quente e reconfortante, passado na hora ou mesmo um intenso e estimulante expresso. Mas o café permite variações surpreendentes, que vão muito além do cappuccino ou mocaccino - as versões geladas aliam o rico sabor do grão à refrescância, oferecendo uma experiência sensorial singular, perfeita para os dias de verão.
Affogato - La Vie Padaria Artesanal
Café no modo verão
Um país tropical como o nosso é o cenário perfeito para degustar versões geladas dessa bebida que ocupa o coração - e o paladar - dos brasileiros. Nos dias mais quentes, nosso amado cafezinho pode sim vir gelado, delicioso e estimulante, com a refrescância que a estação pede e em toda a sua versatilidade e sabor.
E as opções geladas vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, com pitadas deliciosas de criatividade. Vão desde o tradicional Affogato italiano (praticamente uma sobremesa, na qual o contato do café quente com o sorvete gelado resulta numa experiência fabulosa) até o expresso tônica ou o delicioso Cold Brew (versão elaborada a partir de um método de extração ou infusão a frio, num processo de imersão lenta e prolongada de grãos de café moídos em água fria, que dura, em geral, de 12 a 24 horas).
Café gelado com leite, também na opção Cold Tônica - La Vie Padaria Artesanal
Outras versões saborosas de café gelado incluem smoothies que combinam Cold Brew com pasta de amendoim (ou amêndoas) e leite vegetal, café com limão siciliano (ou laranja), café com chocolate meio amargo e essência natural de menta, café gelado com caramelo e creme de leite e até mesmo uma “quase versão da sobremesa banoffee”, que une café, sorvete, banana, doce de leite e chantilly.
E então, tem jeito melhor de saborear seu amado cafezinho no verão?
DICA NBE:
Para quem está na Serra ou vai passar por lá nos próximos meses, vale conhecer as versões geladas de café que a LA VIE PADARIA ARTESANAL (Garibaldi) oferece, como o Affogato, o Cold Tônica e o tradicional Café com Leite na versão geladinha, todos elaborados com ingredientes selecionados, com destaque para os grãos de café moídos na hora.
As opções são deliciosas, refrescantes e combinam muito bem com as sobremesas que a casa prepara, como a torta de nozes e mel, a pavlova de morango com gelato, e o novíssimo New York Roll, no sabores pistache, limão siciliano, caramelo, frutas vermelhas e nozes, entre outros. Difícil resistir né?
Pavlova de Morango - La Vie Padaria Artesanal
New York Roll de limão siciliano - La Vie Padaria Artesanal
New York Roll de pistache - La Vie Padaria Artesanal