Tempo para celebrar o Yoga
Eventos presenciais voltam a ocorrer em 2022
2 min de leitura
Em 2014, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 21 de Junho como o Dia Internacional do Yoga, com o objetivo de incentivar esta prática milenar que ajuda a promover um estilo de vida mais saudável.
A data passou a ser comemorada a partir do ano seguinte em vários países, incluindo o Brasil.
A chegada da pandemia restringiu as comemorações em iniciativas online, mas em 2022 os eventos voltam a acontecer.
Em Porto Alegre, o Consulado da Índia de São Paulo e o Espaço Yoga Vera Edler comemoram a data no dia 25 de junho, às 10h30, com uma aula aberta na Casa de Cultura Mário Quintana, entre outras atividades. O evento conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado, da Casa de Cultura Mário Quintana e da Rede de Mídias Nosso Bem Estar.
Também na capital gaúcha, o Espaço Vidativa promove eventos para comemorar a data. No dia 22 de junho, o espaço realiza aula de Meditação às 15h30, sob a coordenação da professora Fernanda Rosário (@vidativaterapias).
Em Caxias do Sul acontece a quarta edição do Yoga Pela Paz, realizado pelo Sesc Caxias e Coletivo Yoga Caxias, com o apoio da Rede de Mídias Nosso Bem Estar. No dia 25 de junho, das 8h às 18h, na sede do SESC.
Na região das Hortênsias, a comemoração será no dia 26 de junho, das 13h às 16h, no Lago Joaquina Rita Beer de Gramado, com uma aula aberta ministrada por Mariana Dreher e sua equipe de professoras de yoga do Espaço Terapêutico Alma Leve.
Yoga é união
Literalmente, Yoga significa "União" – união da respiração com o corpo, da mente com os músculos e, o mais importante, união do eu com o divino.
Yoga não é uma religião. É uma ciência antiga que leva à saúde no corpo e à paz na mente.
Crianças, adultos, idosos, gestantes, todos podem realizar a atividade e conquistar os benefícios proporcionados por ela.
São diversos os métodos de yoga disponíveis e sempre haverá um estilo que o praticante vai se identificar.