São nutritivas e aquecem
Fáceis de fazer, as sopas e cremes são como um abraço quentinho no inverno e têm infinitas possibilidades de elaboração

3 min de leitura
O inverno traz aquela vontade de tomar uma sopinha à noite?
Uma das maravilhas das sopas é que, além de aquecerem e hidratarem nosso corpo, são uma forma de consumir mais legumes e verduras.
Sopa também é liberdade, pois não exige receita e permite aproveitar alimentos que sobraram do almoço e transformá-los num creme delicioso.
No caldeirão
A dica para criar uma sopa nutritiva é combinar alguns alimentos a gosto.
Carboidratos: batata, mandioca, macarrão integral ou mandioquinha. Não esqueça também de cenouras e abóboras, chuchu e/ou outros legumes.
Proteína: ao invés de carnes, experimente as leguminosas - feijão, lentilha e grão-de-bico, que contribuem com micronutrientes.
Combine alguns temperos naturais: alho, cebola, salsinha, cebolinha, alho-poró, açafrão-da- terra, gengibre, aipo, manjerona, orégano, etc., que modulam processos metabólicos em nosso organismo e ajudam a aquecer.
Seguem algumas sugestões do Nosso Bem Estar.
Creme de Cenoura com salsinha
Ingredientes
- 1 e ½ colher de sopa de azeite
- 2 cebolas cortadas em cubos médios
- ½ colher de chá de sal
- 600g de cenouras cortadas em rodelas uniformes
- 6 a 7 xícaras de calda de vegetais (ou água, e adicionar temperinho verde)
- 1 molho de salsinha
Aqueça o azeite e adicione as cebolas o sal e refogue. Adicione a cenoura, o caldo e deixe cozinhar com a panela semi tampada. Desligue o fogo. Bata a sopa no liquidificador, adicione a salsinha e bata um pouco mais. Acrescente mais caldo até atingir a consistência cremosa. Ajuste o sal. Serve até 4 pessoas
Sopa de Capelete vegetariana
O Capelete foi criado no norte da Itália, no século 12, como uma evolução do ravióli. No século 21 já é possível encontrar capelete vegetariano, à base de ricota, queijos, espinafre e temperos. Experimente fazer o “brodo” (caldo) também vegetariano.
Ingredientes
- 1 talo de salsão (ou aipo) picado
- 1 xícara (chá) de abóbora em cubinhos
- 1 xícara (chá) de brócolis picado
- 2 colheres (chá) de azeite de oliva
- 1 1/2 litro de caldo de legumes
- 250 gramas de macarrão capelete
Coloque em uma panela o salsão, a abóbora e o brócolis e refogue com o azeite.
Junte o caldo de legumes e cozinhe por cerca de 30 minutos. Adicione o capeletti e deixe no fogo até encorpar. Sirva com alegria.
Creme de abóbora
Ingredientes
- 1 cebola grande picada
- 1 abóbora orgânica média
- 1 dente de alho
- 1 colher de chá de raspinhas de gengibre
- 1 pitada de Curry
- Noz moscada ao gosto, assim como sal e pimenta
Retire toda a casca e pique-a em pedaços e leve ao fogo com água. Quando a abóbora estiver bem molinha, bata no liquidificador com um pouco da água e acrescente as raspinhas de gengibre.
Refogue a cebola em óleo, acrescente o alho e frite mais um pouquinho. Junte a abóbora já processada e deixe ferver. Acrescente a noz moscada, o curry, o sal e a pimenta do reino. Sirva com queijo parmesão e torradas.
Dica 1: Não dispense as sementes da abóbora! Elas são ricas em vitaminas (proteínas, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B e fibras) e podem ser torradinha para comer junto com a sopa.
Dica 2: A abóbora é um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotiá cozida têm apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6.
A abóbora cabotiá (ou abóbora japonesa) pode ser substituída pela moranga (com a casca verde claro ou laranja).