Natal com cheiro de abraço
Lá em casa, sempre tem algo doce e generoso assando na primeira hora da manhã do dia 24 de dezembro

4 min de leitura
Para alguns, o Natal é apenas mais uma festividade repleta de apelo comercial, com gastos pesados em presentes, ceia, enfeites natalinos e até viagens. Mas para outros - e me incluo nessa categoria - a data vem carregada de aconchego, nostalgia e sabores inesquecíveis.
Lembra colo de vó, pisca-pisca, pinheirinho espetado na lata de areia, bolas quebradas no fundo da caixa de enfeites, velhas trilhas sonoras que sabemos de cor e aquelas receitas que atravessam gerações, cristalizando nos mais jovens estoques de doçura e saudade.
Faço coro com os que adoram aquele burburinho de cozinha lotada - com mães, pais, tios e avós driblando o entra e sai da gurizada - o ajeita aqui e ali para acomodar todo mundo na mesa e é claro, o cheiro inconfundível de comida boa assando. Bem devagar.
Mas tem um aroma que invade muitas casas bem antes do prato principal ocupar seu lugar no forno - aquele que acusa a presença da canela e do cravo, das frutas cristalizadas, da doce mistura cujo perfume vai se esgueirando pelos cômodos, um a um, deixando o lugar com cheiro de abraço.
Nem todos têm essa tradição, mas lá em casa, sempre tem algo doce e generoso assando na primeira hora da manhã do dia 24, abrindo passagem para o protagonista da mesa.
Mas no ano passado, em meio a uma pesquisa de trabalho sobre pratos típicos italianos, dei de cara com uma receita natalina cheia de história - e promessas. O "Buccellato" entrou para a lista de preparos do nosso Natal, e depois de testado e aprovado, acabou incorporado definitivamente no cardápio anual da nossa ceia.
Típico da Sicília (e com muitas versões no resto do país da bota), o doce em forma de rosca é feito com uma massa leve e saborosa, que recebe um recheio estupendo, que pode ser adaptado conforme os ingredientes disponíveis. O "Buccellato" costuma ser coberto com glacê, mel ou simplesmente com açúcar de confeiteiro.
BUCCELLATO
INGREDIENTES:
COLAR:
- 250 g de farinha de trigo
- 150 g de sêmola de trigo duro
- 150 g de manteiga
- 1 ovo
- 150 g açúcar cristal
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de Marsala (ou outro vinho licoroso)
Numa tigela, misture o açúcar, os dois tipos de farinhas, o fermento e a pitada de sal. Acrescente a manteiga cortada em pedaços pequenos e trabalhe rapidamente a massa, até obter uma consistência esfarelada (como migalhas).
Em seguida, adicione o ovo e amasse um pouco mais (até a mistura ficar macia). Faça uma bola e cubra com filme plástico, deixando descansar na geladeira por aproximadamente duas horas.
SUGESTÃO DE RECHEIO
(pode ser substituído por outros ingredientes disponíveis):
- 50 g de nozes grosseiramente picadas
- 50 g de pistache sem casca
- 100 g de amêndoas sem casca
- 50 g de avelãs descascadas e quebradas grosseiramente
- 150 g de abóbora cristalizada picada (ou outra a escolher, como laranja)
- 200 g figos secos picados
- 50 g passas de uva
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 50 g chocolate meio amargo picado na faca (lascas médias)
- 100 g de geleia de laranja
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 pitadas de cravo em pó
Misture todas as frutas secas numa tigela grande. Acrescente os figos, a abóbora cristalizada, o chocolate meio amargo, as passas, a canela, o cravo, o cacau em pó e a geléia. Misture bem até o recheio ficar firme. Em seguida, cubra com filme plástico e deixe a mistura na geladeira por cerca de uma hora.
COBERTURA:
- 4 colheres de sopa de mel de flor de laranjeira
- 4 colheres de sopa de geleia de laranja
- 50g de pistaches triturados (ou amêndoas)
- Tirinhas de casca de laranja cristalizada (opcional)
- Cerejas em calda (opcional)
- 30 ml de água
MONTAGEM:
Retire a massa da geladeira e espalhe sobre uma folha de papel manteiga (levemente enfarinhada), formando um retângulo (mais ou menos 15 cm x 30 cm). Espalhe por cima a mistura de frutas secas cuidadosamente (no centro), enrolando a massa em um cilindro bastante longo e estreito, fechando em círculo.
Sele bem as duas extremidades do cilindro e coloque o Buccellato numa assadeira forrada com papel manteiga. Aperte a superfície do doce para que o preenchimento seja visível. Leve ao forno preaquecido a 180 ° C por aproximadamente 30 minutos.
Para a cobertura, aqueça a geleia e o mel em uma panela. Retire o Buccellato do forno e espalhe a mistura sobre o doce, polvilhando em seguida com pistache picado (ou amêndoas).
Devolva ao forno por mais cinco minutos. Depois, retire e deixe esfriar. Decore com tirinhas de laranjas cristalizadas e cerejas.