Ratatouille: um delicioso prato de forno que já inspirou até filme
Confira a receita deste ensopado de legumes simples e saboroso, tradicional na culinária francesa
3 min de leitura
Você já ouviu falar em Ratatouille? Não estamos falando da famosa animação da Disney, lançada em 2007, mas do prato clássico da culinária francesa que inspirou o filme e que aquece nesses dias de frio.
O Ratatouille é um ensopado de legumes cuja história remonta há séculos, quando agricultores e camponeses do sul da França utilizavam os vegetais disponíveis em suas hortas para criar uma refeição saudável e acessível. O segredo, então, está na simplicidade e na riqueza de sabores que o prato oferece.
Comumente servido como prato principal - acompanhado de pão e arroz - ou como acompanhamento para carnes e peixes, os ingredientes básicos do Ratatouille geralmente incluem berinjela, abobrinha, pimentão, cebola e tomate, mas as possibilidades são infinitas. Lembre-se de dar preferência a legumes orgânicos.
Por ser composto de vegetais e especiarias, o Ratatouille é vegetariano e oferece diversos benefícios para a saúde a partir das propriedades dos seus ingredientes. A berinjela, por exemplo, é rica em antioxidantes, vitaminas (A, B e C) e sais minerais, auxiliando no combate ao colesterol LDL e prevenindo o envelhecimento celular. Já a abobrinha tem boas quantidades de fibras, vitamina C, caroteno e minerais, favorecendo a boa digestão e o controle nos níveis de açúcar no sangue.
Confira abaixo a receita que o Nosso Bem Estar separou para você e delicie-se com essa iguaria francesa:
Para o molho:
- 1 pimentão vermelho;
- 5 tomates maduros;
- 2 cabeças de alho;
- Azeite;
- Páprica doce;
- Pimenta do reino;
- Sal.
Preparo:
- Leve tudo para uma assadeira no forno por 40 minutos a 180 graus;
- Retire e bata os legumes no liquidificador com água morna até formar um molho espesso.
Para o Ratatouille:
- 2 abobrinhas italianas;
- 2 berinjelas;
- 4 tomates italianos maduros.
Preparo:
- Corte os legumes em rodelas da mesma espessura;
- Em uma assadeira ou panela de ferro, coloque todo o molho na base e coloque os legumes fatiados em espiral, intercalando uma abobrinha, uma berinjela e um tomate;
- Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino;
- Parmesão ralado e folhas de manjericão fresco para finalizar;
- Leve ao forno por 35 minutos a 180 graus.
Dica e foto: Lara Taufe
Ratatouille no cinema
No longa-metragem que leva o nome do prato, o jovem Linguini consegue um emprego de cozinheiro em um dos principais restaurantes de Paris com a ajuda do ratinho Remy, que apresenta extraordinárias habilidades culinárias. Após a morte do chef Auguste Gusteau, dono do restaurante, a popularidade do local é abalada drasticamente.
Anton Ego, crítico culinário muito influente e temido pelos restaurantes da capital francesa, anuncia que fará uma visita, deixando Linguini, Remy e toda a equipe desesperados. O prato escolhido para servir ao crítico é justamente o Ratatouille, e o resultado não poderia ser outro: Anton se apaixona pela comida, concede cinco estrelas ao restaurante e este retoma seu protagonismo em Paris.