Programa QualividA, do Sindiserv, é referência na promoção da qualidade de vida
Atividades oferecidas aos servidores públicos de Caxias do Sul/RS possibilitam uma vida ativa e saudável, especialmente para os aposentados
4 min de leitura
Nesta época muito se fala de ESG, o compromisso das empresas com as questões ambientais, sociais e de boas práticas administrativas. Porém, é de um sindicato que vem um exemplo ousado e grandioso. O programa QualividA será lembrado no futuro por ter ressignificado a vida de muitos servidores municipais de Caxias do Sul. Sua história ainda é recente, mas já coleciona depoimentos comoventes, como a de aposentados que dizem terem “voltado à vida” depois da implantação do programa.
Idealizadora do QualividA, Claudia Detanico Calloni é professora municipal aposentada e, em 2017, se motivou a formatar um amplo programa de qualidade de vida para o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), a partir das demandas dos próprios associados.
Sobre o programa
O programa contempla todos os servidores, mas aqueles que já se aposentaram são o público principal. Claudia Detanico Calloni destaca que foi criada uma comissão dos aposentados, composta atualmente por 25 representantes, que formata sugestões de novas iniciativas e decide em conjunto ações e encaminhamentos. “Os aposentados representam 40% da categoria representada pelo Sindiserv. Apesar de serem um número significativo, se sentiam invisíveis e excluídos numa sociedade que se apresenta como a ‘Caxias da Fé e do Trabalho’ e muitas vezes se esquece da parte humana. O programa colabora para a construção da identidade do aposentado na sua nova fase da vida, promove a qualidade de vida, compartilha conhecimento e incentiva a socialização”, define Claudia, que integra a diretoria sindical.
Nestes seis anos de programa, o QualividA vem crescendo e se qualificando. Segundo a diretora, entre os principais relatos dos participantes estão os ganhos em autoestima, saúde e a contrução de redes de socialização. “Através do programa, os servidores ampliam seus laços afetivos e conseguem sair desta solidão urbana que foi, inclusive, agravada pela pandemia”, observa Claudia.O QualividA vem ampliando seu leque de atuação e atendendo um número cada vez maior de servidores nos turnos da manhã, tarde e vespertino na busca de condições para um envelhecimento ativo e saudável.
Atividades
As atividades são inúmeras e variadas, incluindo ginástica, pilates, reiki, aulas de yoga (hormonal e hatha yoga), aulas de danças (gaúcha, anos 80 e 90, zumba e outras), aulas de música (violão, percussao), aulas de línguas (italiano, inglês, espanhol), aulas de pintura, massagem, limpeza de pele, curso de maquiagem e grupo de artesanato solidário, entre tantas. Recentemente foi lançada a “caminhada urbana orientada”, da qual podem participar outras pessoas da família do servidor, com o objetivo de promover uma atividade física descontraída e socializadora.
Integrantes do QualividA também participam de feiras de produtos e de artesanato comercializando seus trabalhos. O “Chá com conversa” promove o encontro dos servidores(as) aposentados(as). Para quem está na ativa são realizados os “Cafés da Manhã”, que reúnem os servidores das diferentes secretarias, de forma setorizada.
Para contemplar o lazer dos servidores, são realizados piqueniques na sede campestre, localizada em Fazenda Souza, e promovidos passeios para atrativos locais, regionais e outros mais distantes, com duração de até quatro dias.
Entre as ações de maior destaque estão as Rodas de Conversa sobre Saúde Mental que ocorrem mensalmentem com a participação de servidores aposentados e da ativa. Psicólogos, Gerontólogos e representantes da seccional local da Associação Brasileira de Alzheimer participam dando orientações ao grupo em suas atividades de cuidados com familiares.
O QualividA também coleciona números impressionantes. No primeiro semestre de 2023, 476 alunos participaram das atividades de desporto, música e idiomas, 480 pessoas se integraram aos passeios, 250 no “Chá com conversa”, e outras centenas podem ser computadas nas diferentes atividades.
O programa já foi até premiado. O curso de inclusão digital, denominado “Tô Ligado”, que ajuda os aposentados a entender e utilizar as tecnologias digitais, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro – Caxias Educadora 2023, da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, na categoria Ensino Não Formal. Idealizado pelo diretor de formação do Sindiserv, Cristiano Cardoso, a iniciativa integra o programa QualividA.
“Por meio do programa QualividA, o Sindiserv se tornou um ponto importante de encontro para muitos servidores e servidoras interessados em melhorar a saúde física, mental e desenvolver habilidades”, observa a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli. “Significa dizer que este programa veio para reforçar a importância do sindicato como promotor e protagonista de ações que mudam a vida das pessoas, tanto no âmbito individual, como no coletivo, levando a uma sociedade mais fraterna e saudável” conclui a presidente.