Programa Maturidade Ativa comemora 20 anos de ação no Estado
Mês do idoso – outubro terá programação especial
2 min de leitura
Em consonância com o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Sesc/RS criou, há 20 anos, o programa Maturidade Ativa, que promove o envelhecimento ativo e saudável de pessoas acima dos 50 anos.
Sobre o programa
O programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc atua há 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários.
Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. São 61 grupos ativos com atividades sistemáticas.
Atualmente participam cerca de 6,5 mil idosos gaúchos, de mais de 50 cidades. De janeiro a setembro deste ano, o programa já realizou mais de 5000 oficinas, 330 palestras, 668 encontros de integração e 324 campanhas sociais e ações de voluntariado.
Mês do Idoso
Dia 1º de outubro é conhecido como o Dia Internacional da Pessoa Idosa e, para este da Mês da Longevidade, as Unidades Sesc/RS estão preparando uma programação especial com diversas atividades valorizando o papel do idoso na sociedade.
Para celebrar os 20 anos, cerca de mil idosos de várias partes do Estado se encontrarão na 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa, que acontecerá em Torres, entre os dias 21 e 23 de novembro.
Recortes das inúmeras histórias que já passaram pelo programa também foram contadas em um vídeo, lançado especialmente para os 20 anos do Maturidade Ativa. Assista aqui