Óleo de coco é aliado nas rotinas de beleza
Ao usar óleo de coco na pele e nos cabelos, certifique-se de que é 100% vegetal e que não apresenta, em sua composição, nenhum óleo mineral
3 min de leitura
Rico e natural, o óleo de coco é um item versátil e pode oferecer diferentes benefícios ao organismo. Além de ser consumido de formas variadas, o óleo de coco simplifica as rotinas de cuidados com a pele e cabelos. E, de quebra, você ainda vai economizar.
Experimente estas dicas:
Removedor de maquiagem
Quem usa maquiagem nos olhos, principalmente os produtos que são à prova d’água, sabe a dificuldade que é remover os resíduos após o banho e antes de dormir. No entanto, um truque fantástico é utilizar óleos naturais para essa remoção. Afinal, não é à toa que os demaquilantes bifásicos são tão famosos, já que unem os benefícios dos tônicos aos dos óleos. O óleo de coco, em especial, além de tirar a maquiagem sem dificuldades, ainda hidrata a região dos olhos, protegendo a pele dos danos do tempo.
Esfoliante de pele e lábios
O óleo de coco é um alimento cheio de ácidos graxos, por isso ele é ótimo para a renovação das células. Caso você queira fazer uma esfoliação com o óleo de coco, misture o óleo com açúcar e passe a mistura no rosto inteiro em movimentos circulares.
Auxilia na nutrição da pele
O óleo de coco é um antifúngico e bactericida natural. Assim, ele também hidrata a pele, especialmente por ser absorvido com bastante facilidade e ter grandes propriedades nutritivas.
Máscaras hidratantes para os cabelos
O óleo de coco possui propriedades hidratantes e nutritivas que são essenciais para a saúde dos fios, como a vitamina E e os ácidos graxos, que penetram profundamente nas cutículas capilares, deixando o cabelo tratado como nenhum outro produto é capaz de fazer.
Para utilizá-lo em sua rotina de tratamentos, você pode fazer a famosa umectação dos fios, ou acrescentar o óleo à sua máscara preferida.
Umectação dos cabelos
A umectação une uma massagem de origem indiana com óleos essenciais com uma técnica de nutrição dos fios com óleos naturais. Ela é capaz de repor os nutrientes perdidos com as agressões do dia a dia e das químicas, diminuindo o ressecamento e o frizz.
Para fazer a umectação, basta aplicar uma quantidade pequena de óleo de coco nos fios, enluvando cada mecha de cabelo e massageando o couro cabeludo (se o seu cabelo for oleoso, aplique a uma distância de pelo menos um palmo da raiz).
Após aguardar alguns minutos para a absorção, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Caso ainda fiquem resíduos de óleo no cabelo, a dica é realizar a técnica de co-wash, ou seja, lavar o couro cabeludo com condicionador. Pode parecer estranho de início, mas um bom condicionador pode ser ideal para retirar a oleosidade.
Máscaras batizadas com óleo
Outra forma de usar o óleo de coco é batizando uma máscara de hidratação que você já possui em casa. Quando for fazer a hidratação depois de lavar os cabelos, adicione uma colher de sopa de óleo de coco na sua máscara e misture bem. Aplique no cabelo e use touca térmica pelo tempo sugerido na embalagem do produto. Retire a máscara e condicione os fios.
Clareamento dos dentes
O óleo de coco também pode ser usado na higiene bucal. Embora ainda não tenham sido publicadas pesquisas comprovando o fato, muitas pessoas relatam que o óleo é capaz de clarear naturalmente os dentes. O bochecho deve ser feito com uma colher de óleo de coco por cerca de 15 a 20 segundos. Após esse tempo, cuspa o óleo e escove os dentes regularmente.
O óleo de coco possui em sua composição o ácido laúrico, capaz de combater a bactéria Streptococcus, agente causador de uma série de problemas dentários, como cáries e abscessos, além de evitar aftas.