Oficinas gratuitas de artesanato
Serão 24 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade até agosto

1 min de leitura
O Projeto "Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó" foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna com o objetivo de difundir as formas tradicionais de artesanato das diversas etnias da região, que correm o risco de extinção, bem como de promover um olhar atual sobre o artesanato, com a aplicação de novas técnicas e materiais.
O grupo também se empenha no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através do ensino de artesanato de diferentes etnias. As oficinas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão, tais como frivolitê, crochê, bordados e outras.
“O artesanato melhora a saúde mental, emocional, social, incrementa a criatividade e oportuniza uma nova fonte de renda, resgatando técnicas agora sob uma nova leitura, com materiais diversificados”, defende a proponente do projeto, Susete Roveda, que ministra as oficinas ao lado de por Sandra Teixeira, Genessy Bertolini, Alda Lorenzi, Irma Trevisol e Derli Killp. Todas professoras de artesanato e também profissionais aposentadas.
O projeto iniciou em fevereiro e segue até agosto com 24 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade. Interessados podem se inscrever no Banco do Vestuário (54) 3901.1457.