O toque especial da lavanda na gastronomia
O uso da lavanda em preparações culinárias remonta à antiguidade e, hoje, se tornou tendência, dando um toque todo especial às preparações doces e salgadas, além de chás, infusões e destilados
3 min de leitura
Dando continuidade a uma série de matérias sobre a lavanda - essa planta tão especial que une beleza, aroma pronunciado, propriedades medicinais e sabor - vamos descobrir um pouco mais sobre sua utilização na gastronomia (comidas e bebidas), que por sinal, remonta à antiguidade.
Sim, a lavanda já era utilizada pelos romanos em diversos preparos e na França, ela faz parte da tradição culinária provençal há muito tempo, sendo um importante ingrediente da mistura de ervas típica da região denominada “ervas de Provence". Conta-se também que a rainha Elizabeth I da Inglaterra gostava muito de comer geleia de lavanda em sua refeição matinal. Como duvidar?
Aroma e sabor em bebidas, pratos doces e salgados
Hoje em dia, o uso da lavanda ganhou o mundo e se tornou uma tendência gastronômica. Essa planta peculiar confere aroma e sabor especial às preparações doces e salgadas, assim como às bebidas, que incluem chás, infusões e destilados. Ela dá um toque único a sobremesas, pães, bolos, biscoitos, molhos, assados, saladas, legumes e até mesmo marinadas para carnes.
A sócia-proprietária da Senzafine Lavandas, Amanda Pamplona Peçanha, explica que é possível aromatizar mel e açúcar com flores e folhas secas da planta. Nas sobremesas, ela indica o uso desse ingrediente em geleias, pudins, cremes e sorvetes. E completa: “Em preparações doces, a lavanda vai muito bem com limão, framboesa e chocolate branco”.
Já nos pratos salgados, ela indica uma ótima combinação de temperos, misturando as flores secas da planta com alecrim, tomilho e alho. “Ela pode ser utilizada como especiaria ou mesmo para aromatizar azeite e vinagre, colocando alguns ramos secos nos recipientes, conferindo assim aroma e sabor muito característicos”.
Em relação aos chás e infusões, Amanda frisa que além do sabor e aroma, a lavanda oferece suas propriedades curativas, que incluem a capacidade de aliviar problemas estomacais (como gases, cólicas intestinais e estomacais), o efeito broncodilatador (aliviando problemas relacionados ao sistema respiratório) e regenerador (é eficaz para gengivas sensíveis e ajuda a cicatrizar feridas na boca).
No entanto, ela chama a atenção para duas questões importantes quanto ao uso culinário dessa planta. “É preciso atenção para não exagerar na dose, pois se passar do ponto, a receita pode ficar com cheiro que lembra perfume e sabor amargo. E utilize somente lavanda própria para uso culinário, ou seja, 100% pura e orgânica”.
Foto Winelocals
-
DICA NBE:
Ficou com vontade de experimentar o sabor da lavanda nas preparações culinárias ou em bebidas? Então, vale conhecer a loja da Senzafine (Monte Belo do Sul), que oferece infusão de lavanda e camomila, chá verde com lavanda, jasmim e folha de limão e o destilado de lavanda (elaborado com uva e lavanda que eles produzem, em parceria com a Alba Destilaria).
Outro produto imperdível é o gelato, produzido em parceria com a Cosi Gelato (Bento Gonçalves), nos sabores chocolate branco com lavanda ou limão siciliano com mel e lavanda.