O que fazer para aumentar a imunidade dos cachorros
Confira dicas e procedimentos infalíveis para manter a imunidade do seu Pet em alta
3 min de leitura
Você cuida, cuida, cuida, mas seu cachorro está sempre com alguma infecção? Alerta vermelho para você investigar se o seu pet está com baixa imunidade.
Um animal com boa imunidade tem a capacidade de responder adequadamente a desafios sanitários, condições ambientais, sociais e nutricionais. Mas, e o que pode levar a imunidade do seu cachorro a baixar?
Nós do Nosso Bem Estar fizemos uma pesquisa e identificamos alguns itens básicos que devem entrar no seu primeiro check list.
Comportamento
Se você tem mais cães, o grupo está socialmente equilibrado? Há um cão dominante e os demais estão se submetendo ou existem conflitos de liderança entre eles? Conflitos sociais interferem no bom desenvolvimento da imunidade.
Stress
Houve alguma alteração no ambiente? Manejo sanitário, manejo nutricional, utilização de um novo produto, inserção de um novo cão, saída de algum cão? Esses são fatores que o organismo pode interpretar como stress e o stress influencia na imunidade.
Ambiente
Temperaturas muito altas, ou muito baixas. Baixa umidade do ar, poeira, poluição, limpeza etc., tudo isso pode influenciar na imunidade de seu cão.
Alergias
Produtos químicos utilizados nos cães ou no ambiente podem provocar irritações de origem alérgica, baixando a imunidade.
Verminoses
São muito comuns, principalmente em períodos quentes; também são comuns as recidivas por resistência dos organismos aos princípios ativos utilizados. É sempre bom investigar a presença de verminoses através de exames.
Idade
O envelhecimento é um fator importante, pois é natural do envelhecimento que a imunidade diminua deixando os animais mais susceptíveis a infecções comuns, que antes não provocavam doenças devido à melhor competência do sistema imunológico do cão jovem.
Feito o check list, é hora de tomar as primeiras providências para aumentar a imunidade do seu cachorro:
Alimentação
Em primeiro lugar, devemos dar uma ração de boa qualidade ou uma alimentação natural balanceada, equilibrada e de boa qualidade; o alimento é fundamental para o bom desenvolvimento da imunidade. Mas é importante observar a idade e o porte do cachorro para dar uma alimentação adequada.
Vermifugação
É de fundamental importância manter a vermifugação sempre em dia para o bom controle dos endoparasitas. O cachorro fica em contato direto com o chão, se lambe, então, facilmente adquire vermes. Existem opções de vermífugos naturais como semente de abóbora torrada, alho cru, hortelã e licor de cacau. O vermífugo industrializado usado de forma indiscriminada também pode afetar a imunidade.
Controle de ectoparasitos
Dê preferência por produtos naturais e homeopáticos, pois os inseticidas também baixam a imunidade.
Vacinação
A vacina é indispensável para que o cachorro adquira imunidade e fique protegido de inúmeras doenças contagiosas.
Inclua na alimentação:
- Alho: 1 dente de alho 2 vezes por semana.
- Ovo: 1 ovo cozido ou cru 2 vezes por semana.
- Levedo de cerveja em pó: Colocado diariamente na alimentação, além de aumentar a imunidade evita pulgas.
- Iogurte natural: 2 a 3 vezes por semana.
- Xarope Leucogen ou comprimidos: O leucogen é um medicamento utilizado para bebês prematuros, pacientes de AIDS e foi comprovado como um dos melhores medicamentos para o fortalecimento da imunidade. Pode ser usado sem o menor problema pelo seu cachorro.
Nunca deixe de levar seu pet ao veterinário sempre que alguma coisa estranha estiver acontecendo. Converse e tire suas dúvidas com ele sobre a imunidade de seu pet.
Mesmo que ele esteja gozando de boa saúde, é recomendado que você o leve ao menos a uma visita anual de rotina.