“Trauma, sonho e fuga”
Museus e espaços de arte da Bienal têm acesso gratuito

1 min de leitura
A 13ª edição da Bienal do Mercosul acontece de 15 de setembro a 5 de novembro em Porto Alegre - Rio Grande do Sul com a marca de ser a primeira mostra de arte de grande escala pós-pandemia no Brasil. Tem como tema “Trauma, Sonho e Fuga" e apresentará 99 artistas, de mais de 20 países.
Além de obras no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, no Memorial do Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre, no Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana, na Fundação Iberê Camargo, no Instituto Ling, na Casa da Ospa (Fronteiras do Pensamento) e no Instituto Caldeira, esta edição terá um percurso de Arte Urbana na região central da cidade.
Sob o título-tema “Trauma, Sonho e Fuga”, a mostra reconhece nos traumas - individuais ou coletivos - o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga.
Assim, a vivência de um trauma coletivo, como é o caso da pandemia de Covid-19, impulsiona a criação artística para um território novo. O impacto no imaginário comum, através da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma condição imposta a todos nós.
As exposições têm acesso gratuito e pretendem proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes.