Garanta a saúde do seu Pet
Baixas temperaturas exigem cuidados especiais

3 min de leitura
A chegada do Outono traz também o clima seco e os dias em que as temperaturas baixam, por vezes bruscamente.
Assim como os humanos, os animais também sentem frio e precisam de mais proteção, especialmente aqueles de pelagem curta.
Os tutores devem ficar atentos e tomar alguns cuidados para proteger o animal de doenças respiratórias, típicas do inverno. É o caso da gripe canina ou tosse dos canis, conhecida tecnicamente por traqueobronquite infecciosa canina.
Animais com gripe canina apresentam tosse seca aguda, seguida por movimentos que lembram os de vômito e engasgo. A doença é contagiosa, sendo transmitida de um animal a outro pelo simples contato. Pode também passar dos cães para os seres humanos. Porém, isso é mais observado quando a pessoa se encontra com baixa imunidade, como idosos, crianças e portadores de HIV.
Por esse motivo, cães que frequentam ambientes com grande concentração de animais, como por exemplo parques, hotéis e clínicas veterinárias, estão mais propensos a adquirir a doença. Fique atenta aos sintomas e procure o veterinário de sua confiança em caso de suspeita. E, o mais importante: prevenir é sempre o melhor remédio. Além de manter os cuidados necessários, saiba que os hospitais e clínicas veterinárias dispõem de vacina contra a gripe canina. Vacinar o seu cão pode ser também um ato de amor!
Dicas de cuidado para o frio:
- Mantenha a pelagem do animal mais comprida no inverno, evitando tosas muito baixas. Esta é a proteção natural que ele tem.
- Não deixe seu cão em ambientes úmidos e próximos a correntes de vento. Ninguém gosta de passar frio, não é mesmo?
- A temperatura caiu um pouco, mas não deixe de passear com o seu animal. Ele precisa disso. Dê preferência para os dias e horários mais quentes.
- Roupas, lenços e cachecóis são bem-vindos, principalmente para animais de pelagem curta. Mas, lembre-se de escolher a numeração correta para o seu animal, para que ele não se sinta ‘amarrado’.
- Manter o animal aquecido em períodos frios é muito importante. Um cantinho bem quentinho para dormir é tudo de bom.
- Evite banhos em dias muito frios e diminua a frequência de banhos no inverno.
Mantenha uma alimentação adequada
É normal termos mais fome nos dias mais frio, já que nosso metabolismo precisa acelerar para manter a temperatura corporal. Mas o mesmo não ocorre com os animais, pois eles já possuem uma temperatura corpórea elevada. Entre 37,5 e 39,4 graus Celsius.
Sendo assim, exceto para dias muito frios, os profissionais da área consideram desnecessário reforçar a alimentação de pets no inverno. A indicação é continuar oferecendo a porção indicada na embalagem da ração para o peso e idade do seu pet. No caso de seu pet comer comida convencional, converse com seu veterinário sobre o cardápio adequado para a época.
Aumentar a quantidade de alimentos nesta época do ano aumenta as chances do seu pet ter sobrepeso ou obesidade. Por isso, siga sempre a porção de alimento indicada na embalagem da ração do seu cão ou gatinho.
E se o seu animal de estimação já estiver com sobrepeso, não caia na tentação de expô-lo a uma rotina muito intensa de exercícios para não causar alterações articulares e até mesmo lesões.
Por isso, a recomendação é manter o equilíbrio na alimentação de pets no inverno e manter o ritmo dos exercícios. E, lembre-se: antes de iniciar uma rotina mais intensa de exercícios, procure sempre um médico veterinário.