Forqueta Cultural está de volta
Cultura, gastronomia e lazer em diversos lugares do Distrito

2 min de leitura
Diferentes linguagens artísticas que aproximam cultura e lazer tendo como complemento a gastronomia local vão movimentar a terceira edição do projeto Forqueta Cultural.
De 6 de maio a 4 de setembro, de sexta a segunda, no primeiro fim de semana do mês, serão realizadas apresentações artísticas gratuitas de música, teatro e dança, além de exibições de cinema, visitas orientadas e filós artísticos no Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, nas escolas de Loreto e São Roque, e nas capelas de São Vigílio, São João, São Valentim e Menino Deus, no interior de Forqueta.
A realização é do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e da Varsóvia Educação e Cultura, sob curadoria do produtor cultural Robinson Cabral.
A abertura do Forqueta Cultural será na sexta-feira (6), às 19h30min, no Ponto de Cultura Costurando Sonhos, com a exibição do filme “O Carteiro e o Poeta” e degustação de polenta com fortaia.
No sábado (7), as atividades seguem às 14h com visita ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp seguida de exibição do filme infantil “Wifi Ralph: Quebrando a Internet”. Às 16h, na Praça de Forqueta, a Família Girelli apresenta um repertório de canções italianas.
No domingo (8) será realizado um Filó Comunitário na Capela São Vigílio, com animação do Grupo de Filó Felice Personne e participação especial do Grupo Nani, que se dedica à cultura italiana.
Segunda-feira (9) tem Cinema na Escola, com exibição do filme “Pinóquio”, clássico da Disney de 1940, na Escola Caetano Costamilan, da comunidade de Loreto.
Com essa diversidade de ações, o Forqueta Cultural pretende contribuir para a valorização histórica e cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul. Busca-se ainda a formação de público para arte, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da apreciação artística.
O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural das Empresas Randon, Focco Soluções em Gestão, Pintarisco Tintas e Orquídea Alimentos, e parceria de Tecbril Tecnologia em Tintas.
Fotos: Saimon Fortuna