Divirta-se no Carnaval e evite a ressaca
Nutricionistas recomendam aliados naturais para curar a ressaca

3 min de leitura
A dica de ouro é se hidratar antes, durante e após a folia. Para não se esquecer do consumo durante a diversão, dá para criar lembretes no celular e andar sempre com uma garrafinha de água.
A água de coco é uma excelente aliada para esse momento já que ajuda a repor os eletrólitos e é rica em vitaminas e sais minerais, como potássio e magnésio. A bebida ajuda a controlar a pressão arterial, protege de câimbras e melhora o desempenho físico.
“Consumir bebidas alcoólicas faz com que percamos a água do corpo através da urina, que pode causar desidratação e resultar em sintomas como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, sede e náuseas”, relata a nutricionista Beatriz Schwan.
Apostar na água de coco após o alto consumo de bebidas alcóolicas irá promover a reposição de líquido, amenizando os desconfortos causados pela temida ressaca. Quando mais álcool consumido, mais desidratação, por isso é interessante evitar o exagero nas bebidas.
Alimentos para antes e durante
Segundo a nutricionista Juliana Vieira, os alimentos de fácil digestão são os mais indicados para a pré-folia.
“Prefira os cereais integrais. Ao escolher as gorduras, opte por aquelas que têm origem vegetal, como os óleos de abacate, soja e coco, que são mais saudáveis. Frutas com alto teor de água, como melancia, melão, abacaxi e laranja, são ótimas opções, podendo ser consumidas in natura e na forma de sucos", indica a nutricionista, alertando que, no verão ou na folia, a recomendação de beber água deve ser ampliada para além dos dois litros diários.
E o que comer entre um bloco e outro? "Alimentos mais leves, que tenham fácil digestão e que ajudem na reposição de água e de sais minerais, perdidos pelo aumento natural da transpiração, como água de coco, barra de proteína, chips in natura, géis de carboidratos", responde a nutricionista.
Alimentos com alto teor de gordura ou de difícil digestão não devem ser consumidos. "Evite temperos gordurosos ou pesados, como maionese, bacon, molhos prontos, carnes gordas e certas leguminosas, como feijão e grão de bico, que são de difícil digestão", pontua.
Para evitar a ressaca
A prevenção é o melhor remédio. "Ressaca é sempre melhor prevenir do que curar. Uma maneira de resolver seria fazer com que o organismo metabolize rapidamente o álcool. Para a sua metabolização, o álcool recruta algumas substâncias específicas, como vitaminas do complexo B, magnésio e zinco (presentes no frango e na lentilha). Logo, uma boa estratégia seria ingerir esses nutrientes nos dias em que for exagerar na bebida”, observa.
Beber bastante água ou água de coco também são indicadas, porque esses líquidos ajudam a desintoxicar mais rápido, eliminando as toxinas, combatendo a desidratação e aliviando, assim, os sintomas da ressaca, como enjoo e mal estar.
Aliados naturais para curar a ressaca
Chá de gengibre
Excelente remédio caseiro para curar a ressaca que ajuda na eliminação do álcool do organismo mais rapidamente, graças a sua ação anti-inflamatória e desintoxicante no organismo.
Ingredientes:
· 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó;
· 200 ml de água.
Modo de preparo:
Cortar o gengibre em pedacinhos menores e colocar numa panela juntamente com a água. Deixer ferver por 15 minutos. Depois de morno, coar, adoçar com mel e beber aos poucos durante o dia.
Mel
O mel ajuda a reduzir o desconforto da ressaca. Basta tomar 1 colher de sopa de mel a cada 2 horas durante o dia da ressaca. O açúcar natural do mel e as suas características antitóxicas ajudam o corpo a se recuperar e desintoxicar.
Suco cítrico
Este suco cítrico para curar a ressaca constitui um excelente remédio caseiro, pois é rico em vitaminas e minerais perdidos durante o consumo exagerado de álcool.
Ingredientes:
· 2 laranjas;
· ¼ de melão;
· ¼ de abacaxi;
· 1 kiwi.
Modo de preparo:
Para preparar o suco cítrico, basta passar todos os ingredientes pela centrífuga e beber logo a seguir e ir bebendo várias vezes ao dia.