Eu vivo sempre no Mundo da Lua
Nestas bandas do sul do mundo temos um Dia Internacional do Amigo próprio
2 min de leitura
O ano era 1969 e no dia 20 de julho o mundo se mobilizava para assistir a histórica chegada do homem à lua.
Cerca de 600 milhões de pessoas – um número espantoso para a época - acompanhavam o feito que foi considerado um avanço tecnológico e científico da humanidade.
O Dia do Amigo na América Latina
Nos confins da América Latina, o argentino Enrique Ernesto Febbraro viu naquele evento um símbolo da união de todos os seres humanos e propôs que a data passasse a simbolizar a amizade.
Assim, o argentino Febbraro, que foi dentista, músico, radialista, professor de Filosofia e de História, e até indicado por duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, é considerado por estas bandas o inventor do Dia do Amigo.
No Brasil, Argentina e Uruguai a proposta colou e o dia 20 de julho passou a ser considerado o Dia Internacional do Amigo.
No Brasil temos até um verdadeiro hino à amizade: A Canção da América, composta por Milton Nascimento.*
Em outros países, o dia do amigo ou da amizade é comemorado em diferentes datas. O Dia Internacional da Amizade, por exemplo, foi proposto pela Organização das Nações Unidas em 2011 e convida todos os países a celebrarem a união fraternal no dia 30 de julho. Alguns países definiram outras datas próprias, que variam de março a agosto. Tem ainda o dia do amigo no Facebook (4 de fevereiro)
Assim, podemos comemorar a amizade muitas vezes ao ano ou mesmo a cada lua cheia, com ou sem astronautas. Afinal, o que seria da nossa vida sem os amigos?
*Canção da América
Milton Nascimento
Amigo é coisa pra se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa pra se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam: Não Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir A voz que vem do coração
Pois seja o que vier Venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar