Cuide-se Bem!
Atitudes ajudam a manter o bem-estar na variação de temperatura

3 min de leitura
É típico do sul do Brasil apresentar temperaturas variáveis, com dias quentes e outros mais frios, além da possibilidade de mudanças climáticas bruscas em um mesmo dia.
Se você já saiu de casa com uma roupa fresca para enfrentar um dia de calor e acabou passando frio no fim da tarde, sabe do que nós estamos falando, não é mesmo? Essas alterações podem afetar a saúde, portanto, é necessário dar atenção a isso.
Outro fator importante é que, com os dias mais quentes, é comum ocorrer um choque térmico devido à diferença de temperatura entre ambientes internos, com ar condicionado, e externos. Ou seja, o cuidado deve ser redobrado nesses casos!
Quer saber mais sobre o assunto e garantir o seu bem-estar? Então, continue a leitura!
Como as mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde?
Embora a variação climática pareça inofensiva, e até bem-vinda, já que reduz o calor, ou o frio intenso, ela pode afetar o organismo.
Com a temperatura fria, o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Contudo, se o clima fica quente logo em seguida, é necessário um desgaste maior para resfriá-lo, o que pode afetar o sistema imunológico e contribuir para o aparecimento de doenças, como gripe, resfriado, dor de cabeça, tosse, rinite alérgica etc.
Somado a isso, há ainda a questão do clima seco em muitas regiões, que afeta olhos, nariz e garganta.
Como se cuidar?
Algumas atitudes ajudam a lidar com a instabilidade da temperatura e manter a saúde. Veja, a seguir, os principais cuidados que você precisa ter!
Mantenha o corpo hidratado
Beber bastante líquido, especialmente água, é essencial para deixar o corpo saudável e melhorar a imunidade. Com as temperaturas quentes, isso fica mais fácil, porém, o hábito deve existir, também, nos dias frios, principalmente se o clima estiver seco.
Sendo assim, ande com uma garrafa de água e procure tomar cerca de dois litros por dia. Outra dica é fazer refeições equilibradas e incluir no cardápio frutas, verduras e legumes que tenham bastante líquido.
Evite o choque térmico
Locais climatizados proporcionam conforto em dias muito quentes ou frios. Entretanto, as mudanças bruscas de temperaturas ao sair de um ambiente interno para o externo, e vice-versa, podem ser prejudiciais para a saúde.
Além do desgaste do organismo para manter a temperatura do corpo, sair de um ambiente frio para outro muito quente, por exemplo, pode causar queda de pressão sanguínea e gerar vertigem e mal-estar em algumas pessoas.
Diante disso, é necessário tomar algumas precauções para reduzir o choque térmico, tais como:
-
·Mantenha o ar condicionado em uma temperatura adequada: a recomendação é que o aparelho fique em torno de 23°C. Assim, há um conforto térmico e você diminui o impacto quando precisar sair do local;
-
Desligue o ar condicionado um pouco antes de sair do ambiente: isso serve para que o corpo se acostume gradativamente com a temperatura externa. A recomendação também é válida para quando você estiver no carro, por exemplo;
-
Utilize agasalhos em ambientes climatizados: nem sempre é possível controlar a temperatura do ar condicionado. Por isso, tenha um agasalho por perto para manter o corpo aquecido caso o local esteja muito frio. Ao sair do ambiente, permaneça com a blusa até o corpo se adaptar à nova temperatura.
-
Evite uma variação de temperatura frequente: transitar o tempo todo de um local a outro com diferentes temperaturas aumenta o desgaste do organismo, já que ele precisa de um certo tempo para se adaptar a essas mudanças.
Seja em dias de calor intenso, ou em climas mais frios, é necessário dar atenção às mudanças bruscas de temperatura para evitar que afetem a sua saúde.