Comidas que aquecem
Especiarias evitam toxinas que resultam em doenças
3 min de leitura
Nos dias frios, nosso corpo pede calor e naturalmente sentimos vontade de comer alimentos mais calóricos. É o sinal que basta para muita gente se atirar em frituras, massas e comidas “pesadas”, além de exagerar na quantidade de alimentos. O resultado comum costuma ser aumento exagerado de peso e o aparecimento de doenças, especialmente do trato respiratório.
A equipe do Nosso Bem Estar pesquisou as dicas da milenar culinária ayurvédica para nossos leitores atravessarem o Inverno com uma boa alimentação.
Segundo o terapeuta ayurvédico Paulo Alvarenga, diante de uma dieta mais calórica, o Ayurveda recomenda preservar a capacidade de digerir esses alimentos. E explica:
- O fogo digestivo (Agni) atua de forma inteligente transformando alimentos em nutrientes e separando para eliminação aquilo que nosso organismo não requer. Agni promove uma digestão perfeita. Quando o organismo não digere ou digere parcialmente, como no caso de alimentos pesados e/ou gordurosos, Agni enfraquece e esse alimento semidigerido se acumula no trato digestivo, causando a formação de biotoxinas (Ama em sânscrito). Estas biotoxinas são as responsáveis por causar acúmulo de gorduras, muco, sobrepeso e problemas respiratórios.
Para evitar a formação das “biotoxinas”, Paulo Alvarenga sugere “aquecer” os alimentos através das especiarias.
“As especiarias aumentam a capacidade de digestão, incrementam o Agni e melhoram tanto a assimilação, quanto a eliminação necessária”, explica o terapeuta.
Conforme Paulo, as especiarias mais recomendadas são: gengibre, açafrão (cúrcuma longa), sementes de mostarda, pimentas, feno grego e noz moscada entre outras. O tradicional alho, cebola e orégano são valiosos também.
O terapeuta também compartilha receitas fáceis de fazer de alimentos para serem utilizados nos dias frios, como o arroz ayurvédico e uma sopa maravilhosa de ervilhas (Dhal). Destaque para a receita de uma massala básica digestiva, que pode ser acrescentada em vários alimentos para incrementar o fogo digestivo.
Massala básica
Ingredientes
Gengibre. Cominho. Açafrão, noz moscada e sementes de mostarda.
Use tudo em pó.
1 colher de chá de cada.
Modo de fazer
Em uma frigideira (sem óleo) refogue (aqueça) as especiarias até que perceba que exalam aroma. Cuide para não queimar e vá mexendo com uma colher de pau para misturar bem. Quando estiver finalizando pode acrescentar 1 colher de chá de orégano seco.
Espere esfriar e guarde num vidro bem fechado e use para temperar seu alimento.
Tanto para usar no preparo quanto para acrescentar no alimento pronto.
Arroz Ayurvédico
Use arroz integral, ou branco ou arroz basmati.
Aqueça a gordura a ser utilizada. Ghee, óleo de girassol ou outro.
Refogue bem na gordura:
Alho
Sementes de mostarda
Açafrão
Acrescente o arroz e o sal e deixe cozinhar.
Dahl de Ervilhas
Ingredientes
250g de ervilha partida
2 folhas de louro
1 canela pau
1 cenoura pequena cortada em cubos
1 xícara de couve flor cortada em cubos
1 xícara de moranga cabotia em cubos
Ingredientes para a massala
3 colheres de sopa de óleo
1colher de sopa de mostarda em grão
1 colher de chá de cominho em grão
1 colher de chá de feno grego
2 colheres de sopa de gengibre ralado ou picado
1 colher de sopa de pimenta vermelha (dedo de moça) (a gosto)
½ pimentão verde pequeno cortado em cubinhos
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de cúrcuma /açafrão
1 pitada de assa-fétida
Salsa a gosto (direto na panela)
2 colheres de chá de sal marinho
Modo de preparo
Cozinhe a ervilha partida na água com o louro e a canela. Quando os grãos estiverem macios, acrescente a cenoura, couve-flor, moranga e o sal. Se necessário, complemente mais água.
Aqueça o óleo à parte e, em seguida coloque os condimentos na seguinte ordem: mostarda, cominho, coentro, feno grego, gengibre, pimenta, pimentão, assa-fétida e os temperos em pó.
Junte com a ervilha e guarneça com salsa ou coentro fresco e sal.