Coloque mais lavanda na sua vida
Conheça um pouco mais sobre a lavanda - planta aromática e delicada, cujas flores originam um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo
4 min de leitura
Quando pensamos em lavanda, somos remetidos imediatamente ao aroma inconfundível e à beleza delicada e impressionante dessas flores. E não é para menos: é dela que se origina um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo, cujas propriedades acompanham o ser humano há muito tempo. O nome Lavanda é derivado do latim “lavare” que significa “lavar” e essa denominação está atrelada ao seu uso, desde a antiguidade.
Era um dos ingredientes que os egípcios utilizavam em seus rituais de embalsamento, bem como no preparo de perfumes. Gregos e romanos também faziam uso das folhas e flores da planta durante os banhos, na lavagem das roupas e é claro, para decoração e aromatização de ambientes. Mas os povos antigos conheciam também as demais propriedades da planta, inclusive medicinais, empregando-a principalmente como calmante.
Aroma e propriedades fizeram dessa planta a precursora na perfumaria e cosmética
De acordo com registros históricos, as flores da lavanda também foram muito utilizadas na Idade Média. Eram embaladas numa espécie de sachê e colocadas nas casas para combater a proliferação de traças, além de serem queimadas em quartos de doentes durante o terrível período da Peste Negra, com o intuito de evitar a disseminação da doença.
Na arte da perfumaria e cosmética, a lavanda foi precursora. Suas propriedades e seu aroma - que traz a sensação de aconchego, limpeza e calma - estão presentes em diversos produtos desde os tempos mais remotos e permanecem até os dias de hoje, evocando os campos ensolarados tomados pelos belíssimos tons dessa planta que é pura poesia.
A origem da lavanda
O extraordinário aroma e a delicadeza da lavanda embelezam jardins e campos espalhados pelo mundo. Originária da região do Mar Mediterrâneo, foi depois semeada no norte da África, Arábia, Ilhas Canárias e América. Atualmente, é cultivada em praticamente todos os cantos do planeta.
São plantas de pequeno porte ou subarbustos, medindo de 30 a 70 centímetros de altura, com flores dispostas num tipo de espiga (florescem de junho a setembro aqui no Brasil). A planta prefere clima frio, resistindo até mesmo às geadas ocasionais, como ocorre no sul do nosso país.
Mas vale frisar que as modernas técnicas de aperfeiçoamento genético possibilitaram variedades adaptadas ao clima tropical, expandindo o cultivo da flor. Outro ponto ligado a esse melhoramento foi a criação de lavandas que exibem flores em cores diferenciadas, como brancas ou mesmo azuladas, além das mais conhecidas (violetas e roxas).
Benefícios para a saúde do corpo, da mente e do espírito
Segundo Amanda Peçanha Pamplona - sócia-proprietária da Senzafine Lavandas, em Monte Belo do Sul (primeira marca de cosméticos 100% naturais do Brasil especializada em lavanda) - todas as partes da planta podem ser utilizadas: flores, folhas ou até mesmo as hastes. “Além da sua beleza, ela possui uma série de benefícios para a saúde do corpo, da mente e do espírito que podem ser experimentados de diversas formas”, explica.
A empresa familiar - idealizada por ela e pelo marido, Maurício Pamplona - elabora produtos naturais, veganos e biodegradáveis, desde cosméticos até itens para casa e autocuidado, além de chás e infusões. De acordo com Amanda, cada espécie apresenta propriedades diferentes devido às composições químicas da planta, com suas devidas características. “Aqui, plantamos e manipulamos Lavanda Dentata e Lavanda Angustifolia, cujos óleos essenciais e flores desidratadas constituem a base da nossa produção”.
Ela cita alguns dos benefícios da planta milenar: “Além do uso na aromaterapia, a lavanda possui propriedades antissépticas, regeneradores e cicatrizantes. Também ajuda a baixar a febre, beneficia o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Importante destacar também sua atuação significativa nos casos de ansiedade, depressão e insônia, devido aos seus componentes”.
E para quem não sabe, a lavanda (orgânica) tem presença marcante também na culinária. Além de originar chás e infusões incríveis, suas pétalas (é preciso retirar os grãos de pólen antes, pois são amargos e podem ser alergênicos) têm sabor adocicado e repleto de sutilezas. Sendo da mesma família do alecrim, podem ser adicionadas em ensopados e pratos com carne (de forma moderada) ou saborizar mel, vinagres, biscoitos, chocolates e até mesmo sorvetes.
Alguém ficou com água na boca? Vale experimentar a opção de sorvete que a Senzafine desenvolveu em parceria com a Cosi Gelato (Bento Gonçalves) - chocolate branco com flores de lavanda - oferecida na loja em Monte Belo do Sul. O local, além de encantador e repleto de produtos elaborados a partir das pétalas desidratadas e do óleo essencial da flor (inclusive chás e infusões), proporciona uma experiência incrível não só para o paladar, mas também para o espírito.
Quer conhecer algumas das principais propriedades da lavanda?
- Acesse o Instagram da Senzafine
- Acesse o site da Senzafine
Fontes: Site Senzafine / Portal Minhas Plantas / Portal Escola de Botânica / Portal EIC/USP (Espaço Interativo de Ciências/Instituto de Física de São Carlos da USP)