Cinema de Verão 2022 volta às ruas
Sessões promovem encontros ao ar livre

3 min de leitura
O consagrado projeto Cinema de Verão volta às ruas de Caxias do Sul de 07 a 20 de março. Trata-se de uma privilegiada oportunidade para assistir filmes ao ar livre e em formato comunitário e democrático, promovendo o convívio social e a descentralização da cultura.
As exibições serão gratuitas e vão acontecer na Praça Central Dante Alighieri e nos bairros de Ana Rech, Forqueta, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Desvio Rizzo e São Pelegrino, além de sessões na Associação Cultural Paralela.
Serão 28 sessões, com 32 títulos .Além de diretores nacionais e internacionais, o Cinema de Verão 2022 vai exibir o nascimento de uma nova produção audiovisual em Caxias do Sul nos anos 2000. Serão três sessões dedicadas a 12 títulos produzidos na cidade, além do já cult Julio 24 horas, um filme sobre personagens que têm em comum a principal avenida da cidade. O filme de Jorge Valmini e Bruna Barella abre a programação, dia 7, na praça central caxiense, de frente pra Julio.
O encerramento acontece no dia 20, na Igreja São Pelegrino, com O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. No meio disso, o instigante Old Boy, o adorável Saneamento Básico, o perturbador Réqueim Para Um Sonho, a divertida animação Wood & Stock, o emocionante Fale Com Ela, de Almodóvar, e o já clássico brasileiro O Auto da Compadecida.
Outras opções
Sediando a exibição dos curtas caxienses, a Paralela também terá uma seleção de títulos como Bastardos Inglórios e Kill Bill, ambos de Quentin Tarantino, e Dogville, de Lars Von Trier, incluindo sessões às 23h59min, com os assustadores Atividade Paranormal e REC. Além das projeções de cinema, na Igreja de São Pelegrino também deverá acontecer uma visita guiada. O lançamento do projeto será realizado numa live dia 06, às 20h, com participação do produtor cultural e curador do projeto, Robinson Cabral, do ator e diretor Jorge Valmini e do jornalista Marcelo Mugnol. com mediação do jornalista Carlinhos Santos.
Os bairros caxienses seguirão sendo espaço para armar a tela branca promovendo encontros entre vizinhos, crianças, jovens e adultos, mobilizados pelas emoções da sétima arte. Esse é um dos objetivos do Cinema de Verão, que busca ainda contribuir na formação de público para cinema, apostando na democratização do acesso à cultura e na ocupação do espaço público com arte.
No contexto da cena cultural caxiense, o projeto foca, ainda, três dimensões: a simbólica, propondo encontros afetivos e formativos, de dinamização da economia local no entorno dos lugares que sediam as sessões, e, na dimensão cidadã, aproximando públicos de idades diferentes para momentos de lazer na perspectiva do acesso à arte.
O Cinema de Verão é uma realização da VARSÓVIA Educação e Cultura, com curadoria do produtor Robinson Cabral e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e ProCulturaRS, Patrocínio da TECBRIL Tecnologia em Tintas, Apoio Cultural das empresas RANDON, MARCOPOLO e FOCCO Soluções em Gestão e Apoio do SESC Caxias do Sul / FecomércioRS.
Sessões de curtas caxienses
- UM CERTA NOITE VAZIA de Marcelo Mugnol
- KYLMAIR de Márcio Schenatto
- UM DIA NA VIDA de Jorge de Jesus
- O SAPATEIRO de Jorge de Jesus
- O QUARTO de Robinson Cabral
- O SINO DO CAMPANÁRIO de Robinson Cabral
- PESSOAS FELIZES SE PARECEM de Conrado Heoli e Marcelo Muller
- A NOITE DO SANGUANEL de Janete Kriger e Viviane Pasqual
- A PORTA de Roger Bundt
- ENDEREÇO de Lissandro Stallivieri
- ILHA DAS JANELAS FECHADAS de Lissandro Stallivieri
- FINADOS de Lissandro Stallivieri e Samuel Bovo