Cicloturismo é tudo de bom

O caminho se faz ao andar e explorar novas paisagens e lugares em bicicleta é sinônimo de amigos, aventura, contato com a natureza e uma oportunidade para desopilar

Redação NBE

Redação NBE

30/04/2021
Cicloturismo é tudo de bom Gustavo Agne/Divulgação/NBE

4 min de leitura

Você certamente já deve ter observado um número bem maior de ciclistas andando pelas cidades e pelas estradas, desde que a pandemia começou.

Não é por acaso. Pedalar e fazer caminhadas têm sido uma alternativa de transporte seguro e eficiente também para evitar a circulação do vírus, ao mesmo tempo em que colabora para a prática de exercício físico.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou orientações sobre como se deslocar durante o surto de Covid-19, defendendo o ciclismo e a caminhada para limitar o contato físico e para prevenir o contágio.

Em vários países da Europa, isso se traduziu na ampliação de rotas urbanas exclusivas para bicicletas. No Brasil o que se observa ainda é o uso de bikes e caminhadas para o lazer. E desde que a pandemia iniciou, praticamente explodiu a procura por bicicletas e por rotas de caminhadas.

PRIVILEGIADOS

As paisagens do Rio Grande do Sul são de tirar o fôlego. Diversidade de culturas e gastronomia para todos os gostos tornam o Estado um vasto roteiro privilegiado para ser palmilhado a pé ou de bike.

“As atividades ao ar livre são extremamente benéficas nestes tempos de confinamento, desde que tenhamos todos os cuidados sanitários”, afirma Luis Marcelo Rodrigues, que trabalha com assessoria e capacitação para o desenvolvimento de produtos de ecoturismo e turismo de aventura, com especialização na área de segurança. Entre os roteiros que ele elaborou estão o Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica, Circuito de Garibaldi, Pampa de Bike e Caminhos de Caravaggio. “A atividade de ciclismo se mostra como próspera para este momento crítico que estamos, pois é uma experiência que concilia a liberdade com a prática de atividade física”, pontua.

O Rio Grande do Sul conta com sete circuitos de cicloturismo autoguiados e bem estruturados. Para os demais roteiros, Luis Marcelo recomenda que os cliclistas procurem guias e/ou agências de viagens certificadas em boas práticas e com um sistema de segurança implementado.

EXPERIÊNCIAS

Daniel Hunger, da agência Pedalando no Sul observa que os roteiros de cicloturismo são organizados por grau de dificuldade e há opções para todos os níveis.

Segundo Daniel, dependendo da bandeira sanitária em vigor, as operadoras não podem vender pacotes para grupos. “Sabemos a importância do cicloturismo para a saúde física e psíquica. É possível praticar sem colocar ninguém em risco. O mercado cresceu muito e vai se manter. Acredito que uma nova cultura que esteja surgindo” diz o coordenador da Pedalando no Sul.

Quem não se habilita para pedalar, pode optar por trilhas de caminhadas ou de contemplação. Márcio Crestani, da operadora Trilha do Viajante, acredita que as pessoas vão se voltar cada vez mais para a natureza. “Existem alternativas para todas as idades, desde caminhadas de meio turno a trechos de mais de 200 quilômetros”, explica.

A Criúva Operadora de Turismo Receptivo se especializou nos atrativos de Criúva, na Serra Gaúcha, terra dos “Irmãos Bertussi” e conhecida como a “Capital da Traquilidade”. A equipe é formada por membros da família “Traslatti Pante”, o que garante de imediato uma hospitalidade acolhedora. “Cada um de nós tem seu jeito de ser, suas formações profissionais na área e gostos por diferentes esportes na natureza. Gostamos de receber familiares e amigos da melhor maneira junto à natureza”, conta Guadalupe Pante, cuja operadora completa 20 anos em 2021.


Ande e desfrute...

...Mas lembre-se de manter os protocolos sanitários, reverência pelas culturas locais e o respeito pelo meio ambiente. Vejas algumas dicas:

  • Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela – Em Santo Antônio da Patrulha. O percurso é reconhecido pelo Consulado da Espanha no Brasil.
  • Caminhos de Caravaggio – para quem quer unir contato com a natureza e fé. O percurso passa por 20 igrejas na Serra gaúcha.
  • Rota Romântica – Inspirado num circuito existente na Alemanha. Inicia em São Leopoldo e vai até São Francisco - 14 municípios. Bike e caminhadas.
  • Caminho das Missões – Pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as reduções jesuíticas guaranis dos sete povos das Missões.
  • Pampa de Bike – Em Dom Pedrito e Bagé
  • GramadoBike – 7 Rotas de 17 a 42 km.
  • Vale do Espumante em Garibaldi – Bike- 3 Rotas: de 21 a 55 km.
  • Cascatas e Montanhas – Bike - Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.
  • Trilha noturna – Através da Criúva Operadora, que também oferece outras trilhas na região da Serra Gaúcha.
  • Morro do Osso e Morro da Tapera – Em Porto Alegre. Bike e caminhada.
  • Reserva Ecológica da Família LimaVale Germânico. Bike e caminhada.
  • Quinta da EstânciaEm Viamão. Bike e caminhada.
  • Picada VerãoVale Germânico. Bike e caminhada.
  • Sabores e Saberes – Vale do Caí. Bike e caminhada.
  • Trilhas e Memórias – Vale do Taquari. Bike e caminhada.

SEMPRE VAI TER UMA TRILHA PERTO DE VOCÊ.


Crédito fotos: Gustavo Luz/Divulgação/NBE e Operadora Criúva/Divulgação/NBE

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Excesso de telas afeta saúde mental dos idosos

Pesquisa revela danos com o aumento da conectividade do grupo 60+

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Participe da Estação Bem Estar em Garibaldi

No sábado, dia 5 de abril, acontece a primeira edição da Estação Bem Estar no Boulevard Garibaldi

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Feliz novo ano astrológico, com consciência e ação

A chegada do Outono marca também o início do novo Ano Astrológico. A astróloga Amanda Costa compartilha generosamente as suas leituras do céu

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail