“Causos e Gaitas” lança quarta temporada
Programas anteriores registraram mais de 500 mil visualizações

2 min de leitura
Histórias da música de raiz da Serra Gaúcha e os seus reflexos na música contemporânea do Estado e do Brasil dão o tom da série “Causos e Gaitas”, que estreia a sua quarta temporada na próxima no dia 16 de setembro, às 20h.
Nos seis novos episódios, o músico Rafael De Boni conduz encontros que, em tom informal, registram personagens importantes cuja trajetória corresponde a boa parte da história da música do Rio Grande do Sul.
Sucesso de público nas temporadas anteriores, quando atingiu mais de 500 mil visualizações, a série “Causos e Gaitas” traz uma pesquisa do músico Rafael De Boni sobre a cena musical da Serra Gaúcha e os nomes que contribuem para o fortalecimento e a consolidação da música de raiz no contexto regional, mas com projeção significativa na cena da música contemporânea brasileira.
Os programas são exibidos no Canal do YouTube Rafa De Boni. Na estreia, o papo é com o acordeonista Manoel Cassiano.
Confira o que vem por aí na quarta temporada
16/09 - Manoel Cassiano
Exímio acordeonista com carreira solo e também nos conjuntos musicais de Caxias do Sul, tais como Grupo Velha Porteira com Paulo Siqueira e Os Reis do Fandango.
23/09 - João Itamar do Reis
Músico há mais de 30 anos, desde guri acompanhou sua família e outros músicos nos Ternos de Reis e louvações na Criúva, além de manter sua carreira como instrumentista, cantor e compositor.
30/09 - Antônio de Jesus “Petiça Preta”
Um dos pioneiros da gaita ponto em Caxias, acompanhou muitos artistas além de manter sua carreira solo. Habilidoso contador de causos e trovas da música serrana.
07/10 – Wendelino Silirio Kinzel
Instrumentista e colecionador de mais de 300 instrumentos de fole, entre eles acordeons e bandoneons raros com mais de 100 anos. O músico tem um exemplar de cada uma das fábricas de acordeons que existiram no Rio Grande do Sul.
14/10 - Terno de Reis e Louvações do Divino da Criúva
Tradição e religiosidade das festas mais populares da região dos Campos de Cima da Serra, contadas por pessoas que dedicaram suas vidas para manter vivas essas manifestações culturais.
21/10 - Honeyde Bertussi
O “Cancioneiro das Coxilhas”, que junto do seu irmão Adelar, criou a mais famosa dupla de gaiteiros do Sul do Brasil. Juntos, deram início à tradicional música de bailes gaúchos.
A série “Causos e Gaitas” tem apresentação e pesquisa de Rafael De Boni, produção de De Boni Produções e Xamã Films, produção executiva e edição de Luciano Balen e direção de Daniel Vargas. Depois das estreias no Canal Rafa De Boni, a série também será exibida nos canais do Festival Música de Rua.
O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, tendo Apoio Cultural da Fundação Marcopolo e, como parceiros, Sanmartin, Plásticos Pisani, Metadados e Focco Soluções em Gestão.