Capital dos gaúchos comemora 250 anos
Porto Alegre é considerada uma das melhores capitais para morar

2 min de leitura
A Porto Alegre dos gaúchos comemora seus 250 anos de fundação no sábado, 26 de março, com uma série de eventos, tendo como ponto alto a volta do tradicional Baile da Cidade, no Parque da Redenção, depois de dois anos suspenso por conta da pandemia de covid-19.
A expectativa é reunir 15 mil pessoas neste evento que vai contar, entre outras atrações, com show da cantora Maria Rita, filha da “pimentinha gaúcha” Elis Regina, uma das mais premiadas vozes da música brasileira.
A cidade iniciou em meados do século XVIII com a chegada de casais açorianos e se tornou a porta de entrada dos imigrantes alemães e italianos que viriam colonizar o estado a partir do século XIX.
Abriga hoje quase 1,5 milhão de habitantes dentro dos limites municipais, mas concentra as atividades da região metropolitana com cerca de 4,3 milhões de habitantes.
Porto Alegre é demais
A cidade ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Entre eles o de ser uma das cidades mais arborizadas do Brasil, que lhe valeu o título de ter “a rua mais bonita do mundo” (rua Gonçalo de Carvalho).
Porto Alegre foi manchete internacional ao implementar o modelo de gestão pública conhecido como Orçamento participativo, posteriormente adotado pela cidade de Paris, e por sediar as primeiras edições do Fórum Social Mundial e a Copa do Mundo de 2014.
A efervescência cultural e de movimentos ambientalistas são marcas que acompanham a capital gaúcha, que sedia a maior feira de alimentos orgânicos da América Latina e ostenta a AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural fundada em Porto Alegre (RS) em 1971 e reconhecida mundialmente por suas ações em defesa do ambiente natural. Entre elas, as lutas que resultaram na preservação da Orla do Guaíba para uso público, ambiente que acabou se configurando no maior espaço de lazer dos porto-alegrenses.
Fonte da imagem: Ricardo Stricher / Prefeitura de Porto Alegre