Cabelos pedem mais atenção no Outono
Cabeleireira dá dicas eficientes para cuidar dos cabelos nesta época do ano
2 min de leitura
Excesso de sol, calor, água clorada, água do mar. O cabelo até aguenta, mas sofre no verão. Com a chegada do Outono e a “tradicional queda das folhas e de muito cabelo”, é hora de dar uma atenção especial para os fios.
A primeira providência é procurar sua cabeleireira e avaliar os procedimentos necessários, corte, hidratação ou mesmo reconstrução dos fios.
Com mais de 25 anos de atuação na área, a experiente cabeleireira Manoela Pauletti dá a dica de ouro: “investir em um cronograma capilar. Desta forma, a gente pode acompanhar a saúde dos fios de forma sistematizada e evitar problemas antes mesmo que aconteçam”, esclarece Manoela.
Confira algumas dicas que a cabeleireira adianta aqui para as leitoras do Nosso Bem Estar:
- 1 - Corte frequentemente. Especialmente na saída do verão, o corte é fundamental. O ideal é sempre cortar as pontas a cada três ou quatro meses para os cabelos crescerem mais bonitos.
- 2 - Lave os cabelos com água morna ou fria.
- 3 - Use produtos de boa qualidade – invista em produtos de qualidade profissional.
- 4 - Evite secador, chapinha e afins, pois eles retiram a umidade natural dos fios.
- 5 - Procure não dormir com os cabelos molhados.
Dica extra: para reduzir o frizz dos cabelos, especialmente os cacheados, use touca de cetim para dormir.
Por que o cabelo cai mais no Outono?
A chegada do Outono traz consigo a baixa de luminosidade, com os dias mais curtos, o que colabora para acentuar a queda dos cabelos.
Perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia é considerada natural, mas o alerta se acende quando o cabelo começa a ficar mais fino, a queda não cessa ao longo de meses ou aparecerem falhas (ou aumento de falhas) em determinadas regiões do couro cabeludo.
Mas atenção. Além da chegada dos dias com menor luminosidade, as quedas de cabelo podem ser causadas por deficiência vitamínica, mineral ou hormonal. É comum ser resultado de alguma infecção (covid, por exemplo), e costuma se apresentar em períodos pós-cirurgia e pós-parto.
As causas emocionais não estão descartadas. Neste caso, a queda costuma se manifestar em torno de três meses após o episódio de estresse ou trauma. Na mesma medida, a recuperação pode levar meses, exigindo paciência e perseverança.
Converse com a sua cabeleireira. Ela acompanha as variações do seu cabelo e vai lhe indicar se o caso é para um tratamento cosmético ou clínico.
Confira aqui mais dicas da especialista Manoela Pauletti para os cuidados com os cabelos.