Aqueça sua casa e o coração
Acompanhe as dicas para proteger do frio, dentro e fora de sua casa
3 min de leitura
Todo mundo sabe: o frio, aliado a espaços fechados e pouco ventilados, cria o ambiente ideal para a proliferação de doenças respiratórias. Todos sabemos, mas é bom lembrar.
Aqui preparamos uma série de dicas para você manter sua casa aquecida sem aumentar o gasto com energia elétrica, gás ou lenha.
Mas, antes de acompanhar as dicas, atente para estes três itens fundamentais:
1 – O inverno charmoso para alguns significa uma estação torturante para outros, especialmente pessoas com menos condições econômicas.
PRATIQUE O DESAPEGO. Sempre haverá algo que você não mais precisa - móveis, roupas, cobertores, comida. Informe-se sobre órgãos/entidades em sua cidade para onde encaminhar a sua doação.
2 – É fato que nos últimos anos todos vimos agravar a pobreza e aumentar o número de moradores de rua. NÃO PERMITA que estas pessoas permaneçam em condições desumanas. Toda cidade possui um órgão responsável por apoiar esta população e acolher para abrigos. Saiba os telefones e solicite providências quando ver pessoas dormindo na rua.
3- Engaje-se nas campanhas de solidariedade de sua cidade.
SEMPRE haverá algo que você possa fazer para ajudar quem precisa ou quem está atuando diretamente.
Para aquecer o seu lar sem gastar mais
Mantenha janelas e portas bem isoladas. E fechadas. Portas e janelas bem isoladas evitam a perda de calor dos ambientes, bem como a entrada do frio. Mesmo que você tenha um bom aquecedor em casa, se esse passo for ignorado, ele não vai surtir muito efeito, já que boa parte do calor vai “fugir” pelas frestas. Fitas adesivas e espumas expansíveis podem ajudar na vedação; estes e outros produtos estão disponíveis em lojas de construção e ferragens.
Se você não tem um sistema de aquecimento central, mantenha portas fechadas em ambientes internos, a fim de aquecer especialmente os ambientes em uso e de evitar correntes de ar pela casa.
Deixe o sol entrar e fazer sua mágica
Abra cortinas e persianas de manhã. O sol reflete seu calor nas paredes e nos móveis, ajudando a aquecer o ambiente durante o dia. Aproveite os horários de maior calor e abra as janelas para a (necessária) ventilação dos cômodos. O segredo é: abra a janela e feche a porta. Assim o ambiente será ventilado, sem retirar o calor de toda a casa.
Coloque cobertores e mantas no sol. Feche a casa antes da temperatura lá fora começar a cair.
Invista em tapetes, almofadas e mantas
Tapetes decoram os cômodos, isolam o frio do piso e contribuem para o aquecimento dos pés e do ambiente. Coloque tapetes (grossos) por tudo, inclusive no banheiro. Afinal, ninguém gosta de colocar os pés no piso frio após um banho quente, não é mesmo?
Itens como mantas, almofadas e cortinas com um tecido mais quente deixam a casa mais aconchegante no inverno. Além de fazerem parte da decoração, criam uma sensação visual de aquecimento.
Mantenha sua cama aquecida
Tem coisa melhor do que deitar e dormir em nossa cama bem quentinha?
Procure forrar o colchão com um cobertor de microfibra. Ele cria uma camada extra de proteção e aquecimento. Compre lençóis térmicos para que a cama fique bem aquecida. Você terá, com certeza, uma relaxante noite de sono.
Reverta a direção do ventilador de teto
É um truque simples para aquecer o ambiente. O calor sobe e o ventilador de teto, com a direção invertida, vai jogar o ar quente pra baixo, mantendo a temperatura por todo o cômodo.
Leia também: