Ale Rech lança obra intimista
Autora foi patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2021

1 min de leitura
"Extradição. A poética dos deslocamentos" é o sexto livro da escritora caxiense Alessandra Rech, que terá sessão de autógrafos no dia 8 de junho (quarta-feira), das 17h30min às 21h30min, no Zarabatana Café.
Intimista e autoficcional, a obra mergulha em relacionamentos e desenlaces da protagonista, uma mulher madura cujo nome não aparece nos textos e revisita em crônicas as experiências fundadoras de sua afetividade.
"Tentei brincar com a ideia da autoficção, até porque a narrativa da memória é sempre atravessada por certa dose de ficção. De qualquer forma, acho que é minha obra mais intimista. Sempre me expus nos livros, as crônicas falavam muito em memórias, elaborações e vivências minhas. Só que nesse livro me exponho um pouco mais. A ideia não é que as pessoas tentem descobrir o que realmente aconteceu ou não, mas que saibam desfrutar e questionem seus próprios deslocamentos", comenta a autora. Alessandra Rech é jornalista e doutora em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2021.
Tem dois livros de crônicas publicados: "Aguadeiro" (2007) e "Mirabilia" (2014) - este agraciado com o Prêmio Vivita Cartier de Literatura em 2015. É autora, ainda, dos infantis "O sumiço do canário: Quando os finais precisam ser inventados" (2012) e "A insônia dos sabiás" (2018), além do ensaio "Na Entrada-das-Águas: Amor e liberdade em Guimarães Rosa" (2010).
"Extradição. A poética dos deslocamentos" tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural de Caminho do Saber, Metadados e Servicarga.