A lavanda na rotina de cuidados com a pele
Nos cuidados com a pele, a lavanda oferece os benefícios de poderosos princípios ativos e também das funções terapêuticas, como o efeito calmante
3 min de leitura
Quando o assunto é rotina de beleza, vale a pena apostar no poder das flores, em especial da lavanda, que origina um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo. As propriedades dessa planta linda, delicada e extremamente aromática são conhecidas há milhares de anos e desde a antiguidade, ela é uma importante aliada da saúde, bem-estar e beleza.
Utilizada nos cuidados com a pele, a lavanda oferece não só os benefícios ligados aos seus poderosos princípios ativos, mas também as funções terapêuticas já conhecidas, como o efeito calmante. Basta dizer que a planta foi a precursora na arte da perfumaria e cosmética, sendo utilizada há muito tempo na elaboração de óleos, sabonetes, perfumes, cremes hidratantes e diversos outros produtos.
Inúmeros benefícios
De acordo com Amanda Peçanha Pamplona, que é sócia-proprietária da Senzafine Lavandas (primeira marca de cosméticos 100% naturais do Brasil especializada em lavanda), essa planta tão especial oferece muitos benefícios para a pele por conta de suas características, além do seu aroma inconfundível. “O óleo essencial da lavanda, que é extraído através de um processo de destilação das flores, está cada vez mais presente em produtos ligados à beleza e bem-estar, principalmente por causa de seu poder regenerador e antioxidante”.
Ela chama a atenção para alguns dos efeitos benéficos ligados ao uso do óleo na pele - puro ou como princípio ativo de produtos voltados para higiene e autocuidado. “Ele tem a capacidade de acelerar a recuperação de lesões e evitar a proliferação de bactérias ou microorganismos por causa de seu efeito antisséptico, ajudando assim a manter a saúde e beleza cutâneas”. E completa: “Além disso, possui efeito tônico, adstringente, nutritivo e revitalizador - é sem dúvida uma planta notável”.
Veja alguns dos benefícios da lavanda para a pele:
- Efeito adstringente: o óleo essencial da lavanda é rico em tanino e por isso, seu uso na rotina diária de cuidados com a pele ajuda a equilibrar a produção de gordura das glândulas sebáceas (o ideal é utilizar entre a lavagem e hidratação cutânea).
- Prevenção do envelhecimento precoce da pele: o poder antioxidante do óleo de lavanda (que também provém do tanino) protege a pele dos danos causados pelos radicais livres, prevenindo manchas, rugas e linhas de expressão.
- Efeito cicatrizante: o óleo essencial é rico em ácidos anti-inflamatórios restauradores e vitaminas, atuando como um poderoso cicatrizante - seu uso tópico ajuda a atenuar manchas da pele e acne, por exemplo.
- Efeito antisséptico: esse precioso óleo também possui grande poder cicatrizante, pois seus princípios ativos evitam a proliferação de bactérias e microrganismos, podendo inclusive atuar de forma significativa na regressão de feridas.
- Efeito calmante: a lavanda ajuda a acalmar a pele na pós-depilação, no pós-sol e também em áreas delicadas que são afetadas pelo atrito (como axilas ou mesmo a parte interna das coxas). Nesses casos, o uso de um hidratante com óleo de lavanda na composição pode amenizar com rapidez a irritação e a vermelhidão. O efeito calmante também pode ser obtido com o uso de produtos como o óleo corporal e de massagem ou óleo roll-on com aroma de lavanda, que vai ajudar a relaxar.
- Efeito nutritivo: os princípios ativos da lavanda incluem o poder de nutrir a pele com profundidade, ajudando a equilibrar a barreira de hidratação.