5 dicas para arrumar seu armário na mudança de estação

Dica de ouro “se tirar, vai ter espaço”

Redação NBE

Redação NBE

31/05/2023
5 dicas para arrumar seu armário na mudança de estação AdobeStock/NBE

3 min de leitura

As mudanças de estações no Sul do país, com grandes amplitudes térmicas num mesmo dia, geram uma trabalheira para reorganizar as roupas e acessórios nos armários.

O Nosso Bem Estar buscou informações com uma personal organizer (organizadora pessoal), uma nova modalidade profissional que detém técnicas de organização de materiais domésticos e empresariais.

Aqui, a especialista compartilha com os leitores do Nosso Bem Estar algumas dicas* fáceis de aplicar para livrar os incômodos do tira a roupa/bota a roupa no armário, a cada mudança de estação.

1 – Roupa parada, energia parada

O descarte é a principal etapa da organização. É comum guardar roupas que não precisamos, que não servem, que necessitam de conserto ou que nem são usadas.

O mais importante é sempre fazer a triagem. Já passaram três invernos e você não usou aquela roupa? Descarte. Não fique esperando que volte à moda, porque, quando voltar, seu corpo pode não ser o mesmo.
Devemos manter o que realmente precisamos e usamos. Os descartados você pode vender em brechós ou doar. O que não usamos toma espaço e ainda deixamos de fazer o bem para alguém. E fazer o bem, sempre traz o bem de volta pra gente.
Informe-se sobre as Campanhas do Agasalho em curso na sua cidade e entidades onde pode fazer doações de forma permanente.

2 - Se tirar, vai ter espaço

Tire as tralhas do armário. O guarda-roupa tem que ser priorizado para roupas.

Caixas e papéis velhos são atrativos para as traças. Ao identificar alguma infestação, coloque um cravo em álcool e borrife nas prateleiras.

Se o espaço for pequeno, crie categorias para fazer a inversão da estação. Utilize decks organizadores (embalagens de TNT com visor plástico) para as peças. Separe malhas grossas dentro de um organizador e casacos de lã em outro. Utilizar malas de viagem para isso pode ser uma alternativa, mas cuidado com locais úmidos.

Sugestão: a cama baú é uma boa saída para guardar cobertas de inverno e roupas de cama.

Armário organizado

3 – Roupas à vista

Sempre que possível, todas as roupas devem ficar à vista ou em organizadores. Tudo de fácil acesso.

Se a pessoa for baixinha, deve colocar as roupas de maior uso mais embaixo.

Nas prateleiras, organize separadamente as malhas mais grossas, malhas leves, mangas longas, mangas curtas e regatas. Malhas têm que dobrar, não se pendura para não marcar.

4 – Lance mão dos organizadores

Use cabides finos (de veludo ou acrílico) que poupam espaço no armário. Uma peça em cada cabide.

Roupas de uso sazonal coloque em cestos identificados com etiquetas, por exemplo: biquinis no “cesto moda praia”; mantas, toucas e luvas no “cesto acessórios de inverno”.

Priorize as gavetas para roupas de uso diário – lingeries, meias, moda fitness. Colmeias (que delimitam os espaços) funcionam como gavetas móveis e são muito úteis. Em cestos ou gavetas nunca faça pilhas, mas fileiras.

Tudo deve ficar à vista. O que fica por baixo acaba esquecido.

Guarde os sapatos dentro de saquinhos de TNT em caixas organizadoras específicas para sapatos, com furos para ventilar. Opte por sapateiras,ou mesmo por um móvel na sacada ou área de serviço para guardar sapatos.

Lembrando novamente: caixas de papelão são atrativos para traças.

5 – Proteja

Tome cuidado para não abafar as roupas. Se necessário, lance mão de sachês ou de antimofos.

Para evitar infestação de traças, faça saquinhos de organza ou de tule contendo folhas de louro, cravo, canela em pau, bolinhas de pimenta do reino e anis. O cheiro forte das especiarias afasta as traças.

*Dicas da personal organizer Josilene Maria, da empresa Mania de Maria.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Vamos entrar na dança?

Corpo em movimento é sinônimo de saúde e a dança é uma atividade física que oferece inúmeros benefícios. Por isso, sobram motivos para o público 50+ aderir a essa prática tão prazerosa

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Cinco truques para uma limpeza ecológica e econômica

Final de ano é tempo de limpeza profunda também nos ambientes. Conheça as dicas que pesquisamos com bicarbonato de sódio, que vão facilitar muito a sua vida

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Chocolate: quem resiste a esse pedacinho de céu?

É indiscutivelmente delicioso e, com moderação, faz bem para a saúde

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail