Substâncias tóxicas estão dissimuladas nos produtos que usamos
Além de estarem descritas em letras quase ilegíveis, substâncias tóxicas nos cosméticos e produtos de limpeza também podem ser apresentadas com nomes industriais desconhecidos
2 min de leitura
Saiba mais sobre as substâncias tóxicas presentes nos cosméticos e produtos de limpeza:
Óleo mineral
Também conhecido como vaselina líquida (e outros nomes). É um subproduto do processo de fracionamento do petróleo. Isto significa que não é sustentável, nem ecológica**. Quando misturada a cremes, shampoos, etc, forma uma barreira sobre a pele dando a falsa sensação de hidratação. Quando o óleo mineral cobre a pele, bloqueia a capacidade natural da pele respirar e absorver nutrientes.** Isso retarda o processo de renovação celular e faz com que a pele tire a umidade e os nutrientes de dentro levando a quebra do colágeno e produzindo rugas ao longo do tempo.
Conservantes sintéticos
São também apresentados como parabenos e em variações de nomes para evitar a identificação. Por ser derivado do petróleo é muito barato e por isto o preferido como conservante. É um disruptor endócrino e influencia inclusive no mecanismo hormonal. Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2004 relacionam parabenos e silicone com o aparecimento de tumores de mama.
Ftalatos
Usados nas essências sintéticas. Atuam da mesma forma que os conservantes sintéticos.
Emulsificantes sintéticos
Derivados de petróleo.
Propilenoglicol
É um agente condicionador da pele usado em muitos produtos como shampoos, condicionadores e cosméticos em geral pois é muito barato. Está associado ao surgimento de dermatites e urticárias. Muitos desses sintomas desaparecem quando a pessoa passa a usar um produto natural.
Lauril sulfato de sódio
Acrescentado em todos os shampoos comuns para fazer faz espuma, podendo causar irritações no couro cabeludo (possível queda) e nos fios de cabelo. Por ser detergente, remove toda a oleosidade do cabelo e faz o efeito rebote: o corpo produz ainda mais oleosidade para tentar manter o nível. Pode causar irritações na pele, nos olhos e pulmões. Ele é capaz de modificar o funcionamento das proteínas e passar pelas membranas celulares provocando efeitos tóxicos. Existem substitutos saudáveis, como o lauril vegetal.
Alumínio
Presente na maioria dos desodorantes antiperspirantes, é metal pesado cumulativo no organismo. Provoca irritações de pele, obstrui as glândulas sudoríparas e é apontado como causador de tumores, inclusive de mama. O acúmulo do alumínio no organismo humano, principalmente nos ossos, pode estar associado a demência e ao Alzheimer.
Chumbo
Presente nas maquiagens (cor) e tintas de cabelo. O acúmulo de chumbo no organismo humano provoca alterações cerebrais.
Neste site é possível pesquisar cada substância e identificar sua nocividade.
Fonte: bióloga Ana Maria Tremarin Balbinot