Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios

Técnica tem origem japonesa e utiliza a energia vital para restaurar a harmonia física, mental, espiritual e emocional dos pacientes, promovendo saúde e bem-estar

Redação NBE

Redação NBE

23/04/2024
Reiki: saiba mais sobre essa terapia milenar e seus benefícios Freepik/NBE

3 min de leitura

Se você nunca fez uma sessão de Reiki, possivelmente já ouviu falar a respeito ou conhece alguém que já faz uso dessa técnica milenar, reafirmando seus benefícios. Essa prática tibetana redescoberta no Japão - considerada uma terapia integrativa - busca restabelecer a energia vital dos pacientes através da imposição das mãos em pontos específicos do corpo (centros energéticos ou chakras), com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde, restaurando e harmonizando as dimensões físicas, mentais, emocionais e espirituais.

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) através do Projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - que contempla outros tratamentos alternativos -, o Reiki é considerado uma terapia complementar, atuando de forma concomitante com métodos tradicionais. Além disso, possui uma relevante atuação preventiva (terapia profilática, possibilitando agir antes da doença se desenvolver) e é cada vez mais utilizado nos cuidados paliativos hospitalares em países da Europa (Reino Unido, Espanha), América do Norte (EUA) e América do Sul (Brasil).

Benefícios do Reiki

De acordo com a terapeuta integrativa Cléo Paesi (Vitalittá Estética e Saúde) - que atua com Reiki Usui, Reiki em Theta, Terapia Multidimensional e Thetahealing - o método opera de forma inteligente como um aliado para o bem-estar e alinhamento do sistema energético, potencializando o tratamento convencional. “Por ser a energia da vida, o Reiki pode ser utilizado de forma complementar em vários tratamentos ou mesmo ser aplicado em pessoas saudáveis para a promoção da saúde”, detalha.

Mulher de jaleco sorrindo

Cléo explica que apesar de ser comumente associado a pacientes com doenças crônicas, o Reiki é muito utilizado em pacientes cardíacos, pós-cirúrgicos ou em terapia intensiva. E afirma: ”Após pesquisas que acompanharam a aplicação da técnica em pacientes oncológicos, foi possível verificar uma diminuição expressiva (aproximadamente 50%) do sofrimento caracterizado pela ansiedade, depressão, dor e fadiga”.

Uma jornada de autoconhecimento e transformação

A terapeuta integrativa faz questão de ressaltar o impacto positivo que o Reiki causou em sua própria jornada, desde o primeiro contato. Formada em Direito e tendo atuado na área jurídica por sete anos, Cléo mudou a rota profissional quando sentiu na pele os benefícios do método, que alcançaram diversos aspectos de sua vida. “Essa terapia milenar surgiu na minha vida quando eu estava insatisfeita com a área profissional e pessoal”, afirma.

Ela detalha: “Eu me vi completamente perdida, sem saber para onde focar. A partir daí, comecei a buscar processos terapêuticos e me foi apresentado o Reiki, que aliei à terapia convencional. Na época, isso foi crucial: encontrei um maior entendimento sobre mim mesma e expandi meu desenvolvimento pessoal - a prática me trouxe clareza e o verdadeiro ponto de equilíbrio do meu ser. A partir daí obtive resultados satisfatórios e incríveis, o que foi determinante no meu processo de evolução e busca por respostas”.

Curiosidades sobre o Reiki:

  • Reiki é uma palavra japonesa e significa “energia da força vital do Universo” - “Rei” é definido como a força cósmica do Universo e “Ki” como a energia ou força da vida.
  • É baseado numa prática tibetana redescoberta e desenvolvida no Japão por Mikao Usui (1865-1926), praticante de artes de cura que em 1914 se tornou monge budista.
  • O Reiki chegou ao Brasil em dezembro de 1983, no primeiro curso no Rio de Janeiro, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio e ministrado pelo mestre americano Stephen Cord Saiki, representante da The Reiki Association. Logo depois, foi fundada a Associação Brasileira de Reiki, em 1989, pela Dra. Claudete França - primeira Mestre em Reiki da América do Sul.
  • Em 1994 foram publicados os primeiros relatos em revistas científicas a respeito da utilização do Reiki como modalidade de terapia complementar.

Fontes: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul - Departamento de Ações em Saúde - Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (Nota Técnica 1/2020 - Orientações para Implantação do Reiki na Rede de Atenção à Saúde) / Portal do IFP (Instituto Federal de Pernambuco (Você conhece o Reiki?) / Portal do CETN – Centro de Estudos de Terapias Naturais (SP)

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Alerta para a Síndrome de Burnout

Psiquiatra alerta que o final do ano exige maior atenção de pessoas e empresas com as manifestações do estresse crônico

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios e as diferentes formas de utilização do coco para a saúde e a beleza

Mais um presente saudável da Índia para as Américas, o coco é saudável e muito versátil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia Mundial da Visão é comemorado em 10 de outubro

Cerca de 35 milhões de brasileiros têm algum grau de dificuldade visual. Data promove os cuidados preventivos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail