Por que priorizar o consumo de alimentos sazonais?
Utilizar alimentos colhidos no período da sua safra natural só traz benefícios: são mais frescos e saborosos, apresentam mais qualidade nutricional, são mais baratos e recebem menos pesticidas e agrotóxicos no cultivo
3 min de leitura
Quem nunca percebeu a diferença de saborear um tomate maduro colhido no período que corresponde a sua safra natural e outro comercializado “fora de época”? A doçura, o sabor e a textura são completamente diferentes, principalmente se você estiver consumindo o fruto orgânico.
Pois acredite: elaborar o cardápio priorizando alimentos sazonais (ou colhidos na época de sua safra natural, dispensando intervenção tecnológica) faz toda a diferença, mas os benefícios vão muito além do sabor. Você ganha em frescor, qualidade nutricional, preço e de quebra, consome um alimento mais saudável e sustentável, uma vez que esse tipo de cultivo reduz a necessidade do uso de pesticidas, agrotóxicos e conservantes.
É bom para sua saúde e é bom para o planeta. Muita gente acredita que a sazonalidade está relacionada não só com maturação, mas também com um sinal da natureza em relação ao tipo de alimento que deveríamos consumir naquela estação. Além disso, podemos desfrutar com mais consciência da variedade de frutas, legumes e verduras ofertados durante o ano - basta ficar atento ao calendário e aproveitar o melhor que esses alimentos têm a oferecer.
Escolha cuidadosa na hora de elaborar o cardápio
Para a sócia-proprietária da La Vie Padaria Artesanal, Jocélia Cagliari, priorizar alimentos sazonais na elaboração do cardápio é uma prática adotada desde as suas primeiras incursões pela cozinha. “Quando penso na elaboração de um prato, penso nos alimentos disponíveis na estação, porque vão estar mais frescos e nutritivos. O sabor, a textura, tudo muda. É um jeito de cozinhar mais consciente e sustentável”., explica.
Pasqualina com ovo e acelga
Ela frisa que todos saem ganhando. “O preço é reduzido e o consumidor tem a oportunidade de adquirir produtos mais frescos e saudáveis junto aos produtores locais, incentivando também a agricultura familiar”. Jocélia também prioriza alimentos orgânicos, o que, segundo ela, intensifica a qualidade de tudo o que é produzido na padaria, em relação ao sabor e também ao aspecto nutricional. “Ofereço ao meu cliente aquilo que eu prepararia para minha família e lá em casa, priorizamos produtos orgânicos, disponíveis na estação, na época da sua colheita natural”.
Entre os itens do cardápio da La Vie, Jô (como é conhecida pelos amigos e clientes) destaca as galetes doces e cucas elaboradas com frutas da estação (nessa época, ela utiliza morangos, mas o preparo pode incluir uvas, pêssegos e ameixas, dependendo do período do ano). Nas preparações salgadas, ela chama a atenção para as pasqualinas, cuja massa leve e folhada abriga ovos ao ponto e acelgas ou espinafre recém-colhidos. Um verdadeiro presente para o paladar e para a saúde.
Galete com morangos
Produtos Sazonais - Mês de outubro
Frutas: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mamão, nêspera e tangerina. Atenção: Na Serra Gaúcha, variações do clima podem estender a colheita de morangos nesse período.
Verduras: alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda e orégano.
Legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, cogumelo, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão, rabanete e tomate.
Fonte: Portal Sebrae/ Portal Alimento de Origem