Pés inchados no calor é normal
Desconforto pode ser amenizado com providências simples

2 min de leitura
Não só os pés, mas também as mãos e outras partes do corpo podem apresentar inchaço nos dias muito quentes por conta da vasodilatação das artérias, que tendem a concentrar o calor nas extremidades do corpo.
Apesar de não ser uma sensação agradável, esse tipo de edema periférico em dias quentes não deve gerar preocupação.
Para saber se o inchaço é relevante ou não, aperte a região do corpo com o dedo e observe se o "buraco" volta rápido ou demora. Dependendo da intensidade do edema, pode demorar a voltar ao estado normal da pele e aí sim ser sinal de algo mais grave. O maior cuidado é quando o inchaço apresentar características atípicas, como uma diferença de retenção de líquido entre os pés (ou mãos), associada à forte vermelhidão. Neste caso, o recomendado é procurar um médico.
O inchaço normal do calor pode ser prevenido ou amenizado com algumas providências básicas. Experimente:
1 – Mantenha seu corpo hidratado
Beba bastante água em dias de calor e/ou lance mão de sucos naturais, vitaminas, chás, suchá e água de coco.
2 – Inclua frutas na alimentação
Dê preferência para as frutas ricas em água, como melancia, melão, abacaxi e morango. Elas ajudarão a manter o corpo hidratado, além de serem excelentes fontes de vitaminas, fibras e antioxidantes.
3 – Cuidado com o sal
Reduza o sal e evite alimentos ricos em sódio que provocam a retenção de líquidos.
4 – Movimente seu corpo
Exercícios físicos são recomendada para prevenir o inchaço, pois inibem a retenção hídrica.
5 – Pés ao alto
Mantenha a prática de colocar as pernas acima da linha do quadril (deitada ou sentada) por pelo menos 15 minutos diariamente, a fim de colaborar com o retorno venoso.
6 – Massagem
Vale investir na autodrenagem ou na drenagem linfática manual, que auxiliam e muito o retorno venoso e na reabsorção dos líquidos. Experimente também fazer um “esfriapés” (ao contrário do escalda-pés), colocando os pés de molho em uma bacia com água fria. Ervas e/ou óleos essenciais refrescantes também são bem-vindos na água.
Mas atenção: se o inchaço vem acompanhado de muita dor, não melhora após uma noite de descanso e persiste por vários dias, é preciso ficar atento e investigar outras causas.