Peixinho da horta: o peixe que não é peixe
Saiba como preparar o peixinho da horta, que traz benefícios para a saúde e o sabor do peixe sem a crueldade da pesca
3 min de leitura
É comum que algumas pessoas deixem de aderir ao vegetarianismo ou veganismo por apego aos produtos derivados de animais. Embora seus pensamentos e ideais alinhem-se com o movimento - seja a causa animal, ambiental ou de saúde -, a resistência em abandonar o sabor, a textura e os rituais de preparação da carne, do queijo e do peixe, por exemplo, as impedem de aderir a uma dieta à base de plantas.
Os alimentos industrializados que reproduzem tais características costumam ter o preço mais elevado e, assim como outros processados, não são a melhor escolha para a saúde. No entanto, eles estão longe de serem a única alternativa. Aliando a natureza aos conhecimentos humanos, é possível reproduzir alimentos semelhantes àqueles tão enraizados na cultura e no cotidiano, mas de forma saudável, ecológica e livre de crueldade. Um exemplo é a receita de peixinho da horta, que o Nosso Bem Estar compartilha abaixo.
O peixinho da horta
Nome popular do Stachys byzantina, o peixinho é considerado uma PANC (Planta alimentícia não convencional), ou seja, apesar de pouco conhecido na culinária, traz diversas possibilidades de preparo e benefícios a quem consome.
Tornou-se conhecido como peixinho devido à expressiva quantidade de óleo vegetal presente na sua composição química, que quando frito, remete ao sabor do lambari. Além disso, sua textura também lembra a do peixe.
Frequentemente utilizado como planta ornamental, o cultivo se dá por meio de touceiras, que devem ser plantadas em dias frescos diretamente no local definitivo. Por não florescer bem em temperaturas altas, seu plantio é mais comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Além do sabor peculiar, o peixinho oferece diversos benefícios para a saúde. Possui teores significativos de potássio, cálcio e ferro, e é uma excelente fonte de fibras. Possui, ainda, alta capacidade antioxidante, que previne o surgimento de doenças.
Há muitas formas de preparar o peixinho da horta: frito, empanado, assado ou até como ingrediente base de uma lasanha. Para começo de conversa, explicamos uma receitinha básica vegana.
Foto Laura Taufe
Receita de peixinho da horta à milanesa
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
- Sal a gosto
- Temperos a gosto (pimenta, páprica, açafrão, o que tiver em casa).
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 xícara de farinha de rosca ou panko
- De 15 a 20 de folhas de peixinho da horta lavadas e bem secas
- Óleo para fritar
Modo de preparo
-
Lave as folhas e seque-as com papel toalha.
-
Em um recipiente junte a farinha, o amido, o fermento e os temperos
-
Adicione a água e misture até ter uma massa homogênea
-
Passe as folhas nessa massa e, em seguida, na farinha panko ou de rosca
-
Frite no óleo bem quente até que fiquem douradas
-
Remova o excesso de gordura usando um prato com papel-toalha
-
Sirva com pedaços de limão ou com o molho que gostar.
Com informações da Embrapa