Os elementos e doshas no ayurveda

De acordo com o Ayurveda, a compreensão dos cinco elementos da natureza é primordial para o entendimento dos processos de saúde e adoecimento do ser humano.

Redação NBE

Redação NBE

24/11/2023
Os elementos e doshas no ayurveda AdobeStock.NBE

4 min de leitura

O Ayurveda - sistema milenar de medicina e prevenção tradicional indiano - busca promover a saúde e o bem-estar do ser humano através do autoconhecimento, da harmonia com a natureza e equilíbrio do corpo, mente e espírito. Nesse sistema, existe a concepção dos doshas (aquilo que desequilibra); eles oferecem uma interpretação psicofisiológica pessoal, intimamente relacionada com a atuação dos elementos naturais no organismo e com a complexa dinâmica do ser humano com seu meio.

E para compreender os processos de saúde ou adoecimento das pessoas, bem como a base do equilíbrio na visão ayurvédica, os cinco elementos naturais - água, ar, fogo, terra, e éter (ou espaço) - são primordiais. Cada um dos doshas (Vata, Pìtta e Kapha) detém uma variação dos cinco elementos, que simbolicamente, determina o que pode desarmonizar um organismo.

Raízes do desequilíbrio e possibilidades de harmonização

Segundo a terapeuta ayurvédica Sabrina Sainz, cada dosha está relacionado a um tipo de energia**,** a uma função fisiológica ou da mente - Vata à energia em movimento, Pitta à energia metabólica da transformação e digestão e Kapha, à energia estrutural e de lubrificação. “Harmonizadas, essas energias promovem saúde, equilíbrio, bem-estar e longevidade”.

Sabrina Sainz

Ela explica que a observação da atuação dos doshas nos guia na compreensão desse intrincado processo de interação e na descoberta das raízes dos desequilíbrios, apontando possibilidades de harmonização e hábitos que beneficiam nossa saúde e o bem-estar. “A visão clássica do Ayurveda nos traz a consciência de olhar para o momento presente, para a predominância dos cinco elementos no ambiente, no clima, no nosso corpo, no nosso estado mental e emocional - e aí apaziguar possíveis excessos ou incrementar deficiências”.

Por fim, Sabrina chama a atenção para uma questão: “Independentemente de sermos Kapha, Vata ou Pitta, o importante é observarmos quais elementos facilmente nos desequilibram ou nos trazem bem-estar. Precisamos de energia para digerir alimentos, para metabolizar e absorver nutrientes, para conduzir fluidos, para lubrificar e preservar as células. Então, entender os elementos e escolher sabiamente nossa alimentação e nossos hábitos nos conduz à harmonização do nosso metabolismo”.

Elementos do Ayurveda

Entenda mais sobre os doshas e os elementos

  • DOSHAS

VATA: energia em movimento

Está relacionado principalmente com a circulação sanguínea, com as nossas eliminações e com alterações mentais e emocionais.
Elementos: éter (espaço) e ar Equilibrado: traz leveza, fluidez, flexibilidade, criatividade e dinamismo. Em desequilíbrio: pode promover ansiedade, medo, inquietação, insônia e dificuldade de concentração.

PITTA: energia metabólica de transformação e digestão

Está relacionado ao metabolismo, à digestão estomacal, aos pensamentos e emoções bem digeridas. Elementos: fogo e água Equilibrado: favorece a boa digestão dos alimentos, a inteligência, a compreensão intelectual e a determinação.
Em desequilíbrio: pode ocasionar ou intensificar problemas gástricos, desordens inflamatórias, irritação, estresse e ciúmes a nível mental.

KAPHA: energia estrutural e de lubrificação

Está relacionado com a estrutura e estabilidade do corpo (ossos, músculos, tecidos conectivos), além da lubrificação.
Elementos: terra e água Equilibrado: dá força e estabilidade corporal, calma, perdão e amorosidade no coração. Em desequilíbrio: causa congestões, retenção de líquidos e bloqueios, pode levar ao apego, ganância, preguiça e possessividade.

  • ELEMENTOS

ÉTER (ESPAÇO):

Elemento mais sutil, que representa o espaço e a consciência, relacionado com a criação dos outros quatro elementos. Qualidades: é associado à comunicação, criatividade e intuição.

AR

Ele está presente na respiração, na circulação sanguínea e no sistema nervoso. Qualidades: é leve, seco, frio, sutil e móvel, considerado o elemento da comunicação e da troca de ideias.

FOGO:

Responsável pela transformação e pela digestão no corpo humano, está relacionado ao metabolismo, sistema digestivo e saúde da pele. Qualidades: é quente, leve, seco e sutil, considerado elemento da transformação e da purificação.

ÁGUA:

É responsável pela fluidez e lubrificação no corpo humano; está presente no sistema linfático, urinário e reprodutivo. Qualidades: é fria, pesada, úmida e suave, considerada o elemento da nutrição e da hidratação.

TERRA

É responsável pela estabilidade e pela sustentação no corpo humano e está presente nos ossos, músculos e tecidos conectivos. Qualidades: é pesada, fria, seca e densa, considerada o elemento da estabilidade e da força.

Leia também:

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Alerta para a Síndrome de Burnout

Psiquiatra alerta que o final do ano exige maior atenção de pessoas e empresas com as manifestações do estresse crônico

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Conheça os benefícios e as diferentes formas de utilização do coco para a saúde e a beleza

Mais um presente saudável da Índia para as Américas, o coco é saudável e muito versátil

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Dia Mundial da Visão é comemorado em 10 de outubro

Cerca de 35 milhões de brasileiros têm algum grau de dificuldade visual. Data promove os cuidados preventivos

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail