Olha o alho
O alho faz parte da medicina popular e tem benefícios comprovados em estudos científicos

2 min de leitura
O alho é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde.
Este alimento é rico em compostos sulfurados. A alicina proporciona o cheiro característico do alho e é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.
Principais benefícios
- Combate vírus, fungos e bactérias
- Elimina as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.
- Protege a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol "ruim" (LDL) , de triglicerídeos no sangue e o risco de aterosclerose .
- Regula a pressão arterial e melhora a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos.
- Melhora doenças inflamatórias. Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo doenças que causam inflamação crônica.
- Evita doenças respiratórias. Estimula as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.
- Mantem o cérebro saudável. A ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre e seu teor em selênio e colina ajudam a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados pelos radicais livres.
Como usar o alho
Pode ser consumido em cápsulas, extrato, pó e na forma de condimento nas refeições.
Para obter um melhor benefício, use 1 dente de alho fresco por dia esmagado para 100 ml de água. Acrescente especiarias (canela, cravo, gengibre...), ervas (alecrim) ou limão a gosto. Deixe a bebida repousar por no mínimo 8 horas e ela estará pronta para ser servida. Dê preferência para o consumo em jejum e na temperatura ambiente, pois o alho aquecido perde um pouco de suas propriedades.