O toque especial dos óleos essenciais
Aromas induzem ao aconchego e bem-estar, mas também são excelentes para a imunidade e proteção antiviral
2 min de leitura
Não há dúvida que a sensação de acolhimento e conforto de uma casa perpassa o aroma que toma conta do ambiente. E nesse aspecto, a aromaterapia - prática terapêutica que usa os óleos essenciais como base e que surgiu na França em 1928 - tem sido cada vez mais utilizada no espaço doméstico.
A aromaterapeuta Andrea Comin Klin explica que óleos essenciais são moléculas aromáticas de plantas com ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar. “Em casa, a aromaterapia pode ser aplicada por meio de difusores ou sprays, que permitem a inalação dos óleos essenciais dispersos nos ambientes e ainda podem ser incorporados à decoração”.
Ela ressalta que a prática é benéfica para os moradores e traz diversos efeitos, como melhorar e equilibrar as energias dos cômodos. E pontua: “Hoje, os óleos essenciais estão cada vez mais acessíveis e existe uma variedade de aparelhos que permitem inalar os aromas".
Segundo Andrea, o ideal é colocar água purificada em um recipiente e pingar apenas algumas gotas de óleo. Assim, é possível permanecer no ambiente e não sofrer nenhum efeito alergênico.
Segundo a aromaterapeuta, é possível personalizar cada ambiente de casa com os aromas que melhor atendem aos moradores. E completa: “Pode-se inclusive utilizar óleos essenciais no ambiente de trabalho. O ideal é buscar uma consultoria profissional para orientar essa prática de forma personalizada”.
Confira algumas dicas da aromaterapeuta para a utilização de óleos essenciais:
- No ambiente social, é recomendado usar óleos essenciais de lavanda ou laranja, que trazem a sensação de acolhimento e bem-estar. São as melhores opções para tornar o cômodo aconchegante e receber visitas, porque esses aromas não criam conflitos e nem causam reações adversas.
- No espaço de descanso, o ideal é utilizar capim-limão, o gerânio ou a lavanda, que têm propriedades calmantes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.
- Dentre os óleos essenciais indicados para estimular a imunidade e atuar como antivirais, podemos citar o de Eucalipto, Tea Tree (Melaleuca), Limão siciliano, Louro, Orégano, Palmarosa, Tomilho, Ravensara, Olíbano e Mirra.