O Prana está em tudo! - 1
O prana é descrito como energia vital

4 min de leitura
Todos nós absorvemos prana o tempo todo, conscientemente ou não. Com um pouco de treino ele pode até mesmo ser visto – o best seller dos anos 90, Profecia Celestina, explica bem o processo. Por exemplo, os exercícios de pranayama no Yoga buscam o contato consciente com esta fonte de pura energia vital.
O prana é descrito nos mais diversos ramos de estudos e terapias, como a Ayurveda, como a energia vital presente em todos os seres vivos.
O Prana, do sânscrito, também leva o nome de Chi na China, Ki no Japāo, Mana em Polinésio, Ruah ou “sopro da vida” em Hebreu, ou pode ser entendida, simplesmente, como a Aura, essa energia ao redor do nosso corpo físico.
O sol, a água, a terra e a comida são as principais fontes de prana.
O prana do solo, por exemplo, é absorvido pelas solas dos pés. Por isso, é natural gostarmos de andar descalços no gramado ou na praia, pois realmente absorvemos energia. O mesmo vale para a exposição ao sol e, também, quando ingerimos alimentos frescos.
Quando as condições climáticas são ruins, por exemplo, as pessoas tendem a adoecer mais, não devido apenas à mudança de temperatura, mas à diminuição do Prana solar e do Prana do ar.
Assim, muitas pessoas podem se sentir fracas, cansadas e suscetíveis a doenças infecciosas nestas situações. Além disso, há mais prana durante o dia do que durante a noite, quando não recebemos o prana do sol.
Mãe do pensamento
O prana também é descrito nos Upanishads como a energia que sustenta o corpo. Além disso, é considerado a mãe do pensamento, algo que faz parte da nossa mente, podendo influenciar positiva e negativamente grande parte das nossas percepções.
Essa força que circula em todas as formas de vida é absorvida em grande parte pelos chakras, ou centros de energia - responsáveis por distribuir o Prana para os órgãos internos por meio de milhares de canais, conhecidos como “nadis” (lê-se nadís).
Quando os chakras ou os nadis estão congestionados ou em depleção, a energia vital não consegue fluir naturalmente pelo corpo físico, ocasionando incômodo e dores, podendo manifestar na parte física e mental com o tempo.
A doença se instala quando os raios da saúde ficam muito emaranhados e curvados, seja por problemas internos ou externos.
Para corrigir isso, a Pranic Healing, popularmente conhecida como _“_Cura Prânica”, propõe uma técnica simples, sem tocar na pessoa.
Além de não ser invasiva, a “Cura” trata desses centros de energia, limpando o excesso, transmitindo prana para a região afetada e reequilibrando todas as partes do corpo. Seus praticantes esclarecem que, a Pranic Healing consegue fazer uma limpeza completa na aura, ou corpo bioplasmático, seguido pela transmissão de prana e da estabilização dessa energia no pppaciente. E os efeitos são duradores.
Desenvolvida pelo Mestre Choa Kok Sui (1952-2007), após anos de pesquisas e estudos na Índia e em outros países, a técnica, hoje, está presente em mais de 120 países e tem sido aplicada em instituições como a Nasa, além de ser amplamente utilizada no Butão – conhecido como o país da felicidade – e em diversos hospitais e faculdades de referência espalhados pelo mundo.
Energia para o bem
Diversos estudos liderados por Kok Sui, e que agora seus discípulos, incluindo seus próprios filhos, dão continuidade, revelam os benefícios dessa técnica para auxiliar na melhora ou eliminação de diversas doenças.
Ela ajuda na recuperação de órgãos e tecidos, além de auxiliar no tratamento de depressão, entre outros casos, que podem ser encontrados em uma série de livros do autor.
Os depoimentos de muitas pessoas comprovam a eficácia dos processos milenares de cura através da utilização das mãos. Rishis indianos, monges tibetanos, taoístas, padres e freiras, têm praticado várias formas de cura energética por milhares de anos.
Os ensinamentos de Choa Kok Sui atestam esta verdade e mostram que esta técnica em específico – a Cura Prânica - pode ser executada por qualquer pessoa com capacidade mediana de concentração e de boa vontade.
A cura prânica é muito indicada para mães e pais no cuidado com os filhos e, também, para praticantes de qualquer religião.
A Pranic Healing é aplicada com a mão ou com auxílio do cristal laser, sem tocar na pessoa. Ela remove a energia suja e doente da aura, chakras e órgãos internos ou afetados e, no final, é feita a energização, que funciona como um acelerador para o corpo físico entrar em processo de auto-recuperação, promovendo a melhora e bem-estar que, por sua vez, pode ser observado logo no primeiro atendimento.
Leia entrevista exclusiva para o Nosso Bem Estar com Ruth Nakabayashi, primeira terapeuta no Brasil a ministrar cursos de Pranic Healing.