Novo ano, novos hábitos
O início do ano é um ótimo momento para abandonar de vez o sedentarismo e encarar novos hábitos, como a prática regular de exercícios físicos
3 min de leitura
Muito bem. O ano iniciou e você percebeu que precisa cuidar mais da sua saúde. Então que tal aproveitar a motivação extra que surge nesse período para abandonar de vez o sedentarismo? Para quem nunca foi adepto da prática de exercícios físicos, esse é um bom momento para novas resoluções que podem levar a uma vida mais ativa, saudável e feliz.
Isso vale também para quem não é sedentário, mas se descuidou em meio às festividades de final de ano (que incluem os exageros na hora de comer e beber) e à rotina irregular das férias. O importante é recomeçar com foco, disciplina e constância. Assim, fica mais fácil manter as metas estabelecidas e reverter os efeitos da inatividade, garantindo mais saúde e bem-estar.
Determinação e foco, mesmo depois da empolgação
Se você é do time que sempre arranja uma desculpa - e deixa para depois a adoção de hábitos saudáveis - lembre-se que hoje é o melhor dia para mudar. A qualidade de vida e autonomia que você terá nas próximas décadas está diretamente ligada ao afastamento do comportamento sedentário, mantendo a prática regular de atividades ou exercícios físicos.
Mas como ultrapassar o período de empolgação típico do início de ano sem abandonar uma resolução que sabemos ser tão importante? O ímpeto de deixar de lado a academia, os esportes ou as atividades físicas adotadas é grande, mas quando estiver prestes a desistir, pense na vida que quer levar daqui a dez, vinte, trinta anos.
Pergunte-se como quer chegar na terceira idade, ou, se já está nessa fase da vida, pense em como aproveitar melhor cada dia, cada momento. Será que não vale a pena reservar uma pequena parte do seu dia para cuidar do corpo e da saúde?
Algumas dicas para essa jornada transformadora:
Para ajudá-lo nesse desafio - manter, retomar ou adotar pela primeira vez a prática constante de exercícios físicos - selecionamos algumas dicas do educador físico e personal trainer Ismael Alberton (proprietário do Alberton Studio Personal, em Garibaldi). Acompanhe:
- Busque atividades ou exercícios físicos com os quais você tenha alguma afinidade ou que lhe dêem prazer, levando em conta sua constituição/condição física e seu histórico médico.
- Não seja impulsivo: faça uma aula experimental, converse com amigos ou conhecidos que já adotam a prática em questão e busque informações com profissionais competentes.
- Não pratique atividades ou exercícios físicos guiado apenas pela motivação ou prazer ocasional: aposte na disciplina, determinação e constância.
- Busque profissionais competentes e bem preparados para orientá-lo e acompanhá-lo na evolução do treino ou do esporte escolhido.
- Estabeleça metas possíveis junto ao profissional que o guiar, buscando acima de tudo a saúde e bem-estar, não apenas a questão estética.
- Caso você tenha dificuldade de manter a rotina de exercícios sozinho, convide uma parente ou amigo para essa parceria: um estimula o outro e assim, fica mais improvável desistir no meio do caminho.
- Ao adotar ou retomar a rotina de exercícios físicos, lembre-se de manter uma boa hidratação e caprichar nos cuidados com a alimentação equilibrada (incluindo frutas, verduras, legumes, proteínas e excluindo, sempre que possível, alimentos ultraprocessados).
- Se estiver retomando o treino após um período de afastamento, vá com calma - respeite os limites do seu corpo e encare uma readaptação consciente e gradual, seguindo à risca as orientações do profissional que o acompanha.
- Opte por roupas leves, elaboradas com tecidos e design adequados à prática de exercícios físicos (principalmente em épocas de altas temperaturas).