Manual ensina uso de plantas medicinais
Autores resgatam e valorizam o saber popular
1 min de leitura
Integrantes da Pastoral Rural, os autores do Manual Orientativo Sobre o Uso Medicinal de Plantas nas Comunidades da Agricultura Familiar da Serra Gaúcha resgatam e valorizam o saber popular através da coleta de informações junto a agricultores, que ao longo de anos encontraram caminhos para a cura através da observação da natureza e suas plantas. A publicação foi organizado por Regina Helena Medeiros, Remi Gotardo Casagrande, Ana Galvão e Suzete Marcheto Claus.
O resultado é um Manual completo que ensina desde a elaboração do canteiro, o plantio, o controle natural de insetos/fungos indesejados, adubação natural, colheita, preparo após a colheita, armazenamento, elaboração das tinturas com orientações sobre o uso de elixires, produção de pomadas e um guia com as propriedades medicinais de diversas plantas, seu nome popular e científico, formas de uso e contraindicações.
“É importante lembrar que os medicamentos fitoterápicos são derivados de plantas, as quais devem ser cultivadas de maneira orgânica, respeitando assim, as características individuais de cada espécie. Isso garante a utilização de plantas sadias e livres de produtos tóxicos para fins medicinais”, destaca a publicação.
O Manual Orientativo está sendo disponibilizado amplamente e de forma gratuita.
-
Baixe o seu AQUI.