Yoga: mais que uma prática, um estilo de vida
Professora de Yoga fala sobre prática milenar
3 min de leitura
O Yoga é uma prática milenar, cuja filosofia busca o equilíbrio do corpo e mente, combinando exercícios físicos, meditação e técnicas de respiração. Os benefícios envolvem bem-estar físico, mental, emocional e espiritual - mais que uma prática, é um estilo de vida.
Incluir o yoga no seu dia a dia é dar um passo significativo na jornada em busca do autoconhecimento e da conexão profunda com seu interior. E para falar um pouco mais sobre assunto, convidamos a professora de Yoga, Terapeuta Helper e facilitadora de grupos de estudos na metodologia Pathwork, Viviane Marcon, que atua em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Acompanhe:
NBE: Como e quando surgiu seu interesse pelo Yoga, teu envolvimento com a prática?
Viviane Marcon:“Na época da faculdade de Educação Física, quando eu ainda não tinha noção do que era a prática li o livro do Prof. Hermógenes “A LIBERTAÇÃO PELO YOGA” - numa época em que existiam poucas escolas e quase nenhuma informação, despertou uma vontade de saber mais a respeito, mas via apenas como uma atividade física. Meu real interesse se deu depois, quando o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e a espiritualidade passaram a fazer parte da minha vida.
A decisão de estudar mais profundamente se deu em 2004, quando comecei a compreender a filosofia, a psicologia e a fisiologia do yog, além dos ásanas (posturas). Então, compreendi que a prática está focada no processo - o que tu aprende sobre ti mesmo enquanto estás praticando determinada postura. Tocar as mãos no pé é irrelevante, pois não é sobre performance. A yoga é uma postura interna, onde o ásana como experiência tem um propósito interno, que é o estado de consciência que a gente atinge enquanto prática a postura”.
NBE: Quais as principais modalidades de Yoga?
VM: “As principais modalidades são Hata, Ashtanga, Vinyasa, Kundalini, Tantra e Iyengar”.
NBE: O que tu diria para quem nunca praticou, mas gostaria de experimentar?
VM: “É uma oportunidade de, durante uma hora, entrar em contato consigo mesmo, perceber como está a respiração, soltar as tensões do corpo, acalmar os pensamentos e tranquilizar o coração, além de trazer um estado de presença e de conexão.
Acho importante a pessoa fazer uma aula experimental, conversar com o professor e ver qual modalidade é mais adequada no seu caso. Praticar uma vez na semana (para iniciar) já produz muitos benefícios, desde a primeira aula. Como não é atividade física, não exige avaliação física prévia, mas se o aluno tiver algum tipo de limitação é importante levar ao conhecimento para que seja direcionada a prática.
Acredito que a melhor forma de buscar um profissional é por indicação e pelo tipo de prática que se deseja. Existem profissionais capacitados para atender a todas as faixas etárias, desde crianças pequenas da educação infantil até idosos, sempre respeitando o desenvolvimento corporal de cada um”.
NBE: Quais os principais benefícios da prática para o corpo e mente?
VM: “Numa prática de yoga através das posturas (ásanas), o corpo vai fazendo torções, trabalhando equilíbrio, força, flexibilidade, respirações conscientes, ativação de musculaturas específicas e relaxamento de outras, etc. A atenção do aluno passa a focar nestes movimentos e nos comando dados pelo professor e vai tirando a atenção da mente acelerada e cheia de pensamentos - nesta hora, a pessoa esquece dos “problemas” trazendo uma pausa significativa do sistema nervoso simpático (luta/fuga) e possibilitando a resposta de relaxamento.
O aluno também entra em contato com uma sensação de paz e relaxamento, e este é um benefício imediato que a prática do yoga proporciona. Como consequência, desenvolve todas as potências físicas, melhorando a saúde física, mental e emocional. Comprovadamente, as doenças relacionadas ao estresse são impactadas positivamente com a prática regular”.