Guia Alimentar para a População Brasileira completa 10 anos
Disponibilizado gratuitamente, documento é referência científica no Brasil e no mundo
1 min de leitura
O Guia Alimentar para a População Brasileira foi produzido em 2014 por diversos cientistas da USP - Universidade de São Paulo para o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).
Sobre o Guia
O documento tornou-se referência científica no Brasil e no mundo. É fonte de informação e de recomendações de alimentação e nutrição para a sociedade em geral e serviu de base para a criação da nova rotulagem de alimentos e a proibição de ultraprocessados em escolas.
O Guia Alimentar é um instrumento de relevância nacional e internacional, sendo referência para guias alimentares publicados no Uruguai (2015), Equador (2018), Peru (2019), Chile e México (2023). Suas recomendações também são utilizadas na Bélgica, Canadá e Israel.
Elaborado com base em evidências científicas, o Guia classifica os alimentos em quatro categorias e alerta para as consequências do consumo dos ultraprocessados e sua relação com o ganho de peso, doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer.