Plantas antigripais são aliadas da estação
Conheça 13 plantas aliadas no combate a gripes e viroses

2 min de leitura
Diversas plantas com propriedades antigripais e expectorantes vêm sendo utilizadas ao longo de gerações – de vovó para netos - com base em conhecimento empírico popular.
Mas atenção, mesmo sendo naturais, plantas podem provocar efeitos adversos ou causar alergias em pessoas sensíveis. Por isto, é melhor dar preferência para o uso de plantas já conhecidas no ambiente familiar ou que você já tenha usado anteriormente.
Considere ainda que as plantas podem interagir com medicamentos e mesmo com outras plantas.
Se for coletar a planta in natura, observe se o ambiente é salubre, colha com cuidado e evite super coleta no local para garantir que você e outros possam continuar se beneficiando. Ou adquira as plantas de fornecedores idôneos.
-
Pulmonária, orelha de lebre - É comestível e a infusão é usada para aliviar tosse e sibilos.
-
Tansagem - A infusão é usada para amenizar dor de garganta e tosse.
-
Poejo, poejo miúdo - É utilizada para sintomas virais e tosse.
-
Manjericão - São utilizadas para tosses, rouquidão e cólicas.
-
Erva santa, garupa - Seu uso popular é indicado para sintomas como tosse, dor, febre. Alivia sintomas dispépticos e ansiedade.
-
Melissa - Melissa é usada em casos de ansiedade, insônia gripes e resfriados.
-
Malva- Usada para dores de garganta, de preferência na forma de gargarejos.
-
Bardana- A folha aplicada sobre o corpo é usada para baixar a febre e alivio de dores. A ingestão na forma de chás auxilia o fígado e o sistema digestivo alcalinizando o corpo e ajudando-o a se proteger contra vírus e bactérias.
-
Guaco - A infusão tem ação expectorante e broncodilatadora.
-
Erva cidreira - A infusão é usada para aliviar sintomas de ansiedade e palpitações benignas. Também usada para amenizar sintomas gripais.
-
Hortelã - Usada para alívio dos sintomas gripais e congestivos.
-
Anis-estrelado - É utilizada na indústria farmacêutica para produzir o remédio antiviral conhecido como Tamiflu. Usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A e B.
-
Alho - Reputada ação antimicrobiana e expectorante. Usado para tratar gripes, resfriados e tosse. Pode melhorar a imunidade, auxiliar o sono e diminuir a ansiedade.
Precauções:
- Use dose e planta adequadas.
- Para infusão, a dose média é de uma colher de sopa para uma xícara, até 3 vezes ao dia, por até 15 dias.
- Em grávidas a cautela é maior. Em crianças abaixo de 2 anos e em idosos diminua a dose para 1/4 da dose padrão descrita anteriormente.
Fonte: PICS (Práticas integrativas e complementares)